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Abstract(s)
Este texto decorre de uma investigação recentemente realizada no âmbito do Mestrado
em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, que teve como objetivo compreender as
potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças,
bem como aceder às perceções dos profissionais e das crianças destes níveis de ensino
quanto à forma como se apresenta e como é utilizado este espaço. A investigação conduzida
teve origem na Prática de Ensino Supervisionada realizada nos diversos contextos
de intervenção, designadamente em Pré-escolar e no 1.º CEB, associada à reflexão e ao
surgimento de questões e de dúvidas para as quais se procuraram encontrar respostas.
Partindo do possível potencial que o exterior poderá ter, procurou-se aprofundar este
tema, com o intuito de perceber qual a sua relevância nas brincadeiras, nas aprendizagens
e no desenvolvimento das crianças, de forma a potenciar melhores aprendizagens aliadas
a uma maior motivação e interesse pelas atividades. Bento e Portugal (2016) defendem
que é importante que os profissionais e as instituições reconheçam o espaço exterior como
um contexto pedagógico que deve ser respeitado, reconhecido e compreendido. O envolvimento
do adulto no espaço exterior, o seu apoio e entusiasmo demonstrados, influenciam
o bem-estar e a implicação da criança nesse mesmo espaço, sobrepondo-se às características
das estruturas físicas presentes (Stephenson, 2003 citado por Bento & Portugal,
2016). É sabido que as crianças, por norma, apreciam o ar livre por todas as suas
caraterísticas e oportunidades de brincadeira e de exploração que este disponibiliza (Antunes,
2015). Neste sentido, não existem dúvidas quanto às preferências das crianças entre brincar no espaço interior ou no espaço exterior (Cunha, 2017). O espaço exterior é o
local de eleição para elas (Santos, 2017), pois podem ter a liberdade que não têm dentro
das quatro paredes (Cunha, 2017). Para profissionais de educação, compreender a importância
que o espaço exterior tem para o desenvolvimento das crianças revela-se fundamental
para, na sua prática, poder promover aprendizagens significativas e proporcionar
diferentes e diversas experiências às crianças nesse espaço. Desta forma, perspetiva-se
que o seu contributo para profissionais desta área, se possa centrar na possibilidade de
perspetivar melhor o contato das crianças com o espaço exterior.
Description
Keywords
espaço exterior desenvolvimento e aprendizagem das crianças educação pré-escolar 1.ºCEB
Citation
Libânio ,S. & Linhares, E. (2020). Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.), Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico (pp.90-112). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE
Publisher
Edição do Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE.