Publication
Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB
dc.contributor.author | Libânio, Sara | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2021-01-17T21:46:41Z | |
dc.date.available | 2021-01-17T21:46:41Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Este texto decorre de uma investigação recentemente realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, que teve como objetivo compreender as potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, bem como aceder às perceções dos profissionais e das crianças destes níveis de ensino quanto à forma como se apresenta e como é utilizado este espaço. A investigação conduzida teve origem na Prática de Ensino Supervisionada realizada nos diversos contextos de intervenção, designadamente em Pré-escolar e no 1.º CEB, associada à reflexão e ao surgimento de questões e de dúvidas para as quais se procuraram encontrar respostas. Partindo do possível potencial que o exterior poderá ter, procurou-se aprofundar este tema, com o intuito de perceber qual a sua relevância nas brincadeiras, nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, de forma a potenciar melhores aprendizagens aliadas a uma maior motivação e interesse pelas atividades. Bento e Portugal (2016) defendem que é importante que os profissionais e as instituições reconheçam o espaço exterior como um contexto pedagógico que deve ser respeitado, reconhecido e compreendido. O envolvimento do adulto no espaço exterior, o seu apoio e entusiasmo demonstrados, influenciam o bem-estar e a implicação da criança nesse mesmo espaço, sobrepondo-se às características das estruturas físicas presentes (Stephenson, 2003 citado por Bento & Portugal, 2016). É sabido que as crianças, por norma, apreciam o ar livre por todas as suas caraterísticas e oportunidades de brincadeira e de exploração que este disponibiliza (Antunes, 2015). Neste sentido, não existem dúvidas quanto às preferências das crianças entre brincar no espaço interior ou no espaço exterior (Cunha, 2017). O espaço exterior é o local de eleição para elas (Santos, 2017), pois podem ter a liberdade que não têm dentro das quatro paredes (Cunha, 2017). Para profissionais de educação, compreender a importância que o espaço exterior tem para o desenvolvimento das crianças revela-se fundamental para, na sua prática, poder promover aprendizagens significativas e proporcionar diferentes e diversas experiências às crianças nesse espaço. Desta forma, perspetiva-se que o seu contributo para profissionais desta área, se possa centrar na possibilidade de perspetivar melhor o contato das crianças com o espaço exterior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Libânio ,S. & Linhares, E. (2020). Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.), Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico (pp.90-112). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-54983-1-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3246 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Edição do Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE. | pt_PT |
dc.subject | espaço exterior | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento e aprendizagem das crianças | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.ºCEB | pt_PT |
dc.title | Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 112 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 90 | pt_PT |
oaire.citation.title | Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico | pt_PT |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Libânio_Linhares.CapLivro - Formação Educação nas Primeiras Idades.pdf
- Size:
- 161.7 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format