Repository logo
 
Publication

Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB

dc.contributor.authorLibânio, Sara
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2021-01-17T21:46:41Z
dc.date.available2021-01-17T21:46:41Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste texto decorre de uma investigação recentemente realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, que teve como objetivo compreender as potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, bem como aceder às perceções dos profissionais e das crianças destes níveis de ensino quanto à forma como se apresenta e como é utilizado este espaço. A investigação conduzida teve origem na Prática de Ensino Supervisionada realizada nos diversos contextos de intervenção, designadamente em Pré-escolar e no 1.º CEB, associada à reflexão e ao surgimento de questões e de dúvidas para as quais se procuraram encontrar respostas. Partindo do possível potencial que o exterior poderá ter, procurou-se aprofundar este tema, com o intuito de perceber qual a sua relevância nas brincadeiras, nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, de forma a potenciar melhores aprendizagens aliadas a uma maior motivação e interesse pelas atividades. Bento e Portugal (2016) defendem que é importante que os profissionais e as instituições reconheçam o espaço exterior como um contexto pedagógico que deve ser respeitado, reconhecido e compreendido. O envolvimento do adulto no espaço exterior, o seu apoio e entusiasmo demonstrados, influenciam o bem-estar e a implicação da criança nesse mesmo espaço, sobrepondo-se às características das estruturas físicas presentes (Stephenson, 2003 citado por Bento & Portugal, 2016). É sabido que as crianças, por norma, apreciam o ar livre por todas as suas caraterísticas e oportunidades de brincadeira e de exploração que este disponibiliza (Antunes, 2015). Neste sentido, não existem dúvidas quanto às preferências das crianças entre brincar no espaço interior ou no espaço exterior (Cunha, 2017). O espaço exterior é o local de eleição para elas (Santos, 2017), pois podem ter a liberdade que não têm dentro das quatro paredes (Cunha, 2017). Para profissionais de educação, compreender a importância que o espaço exterior tem para o desenvolvimento das crianças revela-se fundamental para, na sua prática, poder promover aprendizagens significativas e proporcionar diferentes e diversas experiências às crianças nesse espaço. Desta forma, perspetiva-se que o seu contributo para profissionais desta área, se possa centrar na possibilidade de perspetivar melhor o contato das crianças com o espaço exterior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLibânio ,S. & Linhares, E. (2020). Os espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEB. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.), Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico (pp.90-112). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESEpt_PT
dc.identifier.issn978-989-54983-1-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3246
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherEdição do Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE.pt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento e aprendizagem das criançaspt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.ºCEBpt_PT
dc.titleOs espaços exteriores: contextos de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage90pt_PT
oaire.citation.titleDa prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básicopt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Libânio_Linhares.CapLivro - Formação Educação nas Primeiras Idades.pdf
Size:
161.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format