Publication
MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºciclo
dc.contributor.author | Ramos, Liliana | |
dc.contributor.author | Simões, Vera | |
dc.contributor.author | Franco, Susana | |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T12:02:50Z | |
dc.date.available | 2024-05-29T12:02:50Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | São inúmeras as evidências científicas que demonstram que a prática de atividade física (AF) está associada a benefícios para a saúde e é reconhecida como um importante determinante do bem-estar físico e psicossocial das crianças. Contudo, atendendo às alterações, significativas, que os ambientes e contextos do quotidiano, da nossa sociedade, têm sofrido nos últimos anos, têm-se vindo a verificar níveis insuficientes de prática de AF, sobretudo, nas crianças, levando a problemas de saúde pública como por exemplo o excesso de peso e a obesidade infantil. Note-se que a obesidade infantil está no topo da agenda política da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é considerada uma grave condição de saúde pública, em todo o mundo. Atentas a esta questão, várias entidades mundiais emanaram diversas orientações com o intuito de aumentar os níveis de prática de AF nas crianças. A OMS desenvolveu uma estratégia europeia de AF, que refere as escolas como um importante cenário-chave para implementar projetos de AF para aumentar os níveis de AF em crianças. Tendo em conta que as crianças e jovens passam a maior parte do dia na escola, este é o local ideal para implementar programas de AF que promovam uma vida ativa e saudável. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ramos, L., Simões,V. & Franco,S. (2024). MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºciclo. Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior . ISBN 978-989-35287-7-8 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35287-7-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4874 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | matemática | pt_PT |
dc.subject | 1ºciclo | pt_PT |
dc.subject | 2ciclo | pt_PT |
dc.subject | atividade física | pt_PT |
dc.subject | práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.title | MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºciclo | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
person.familyName | Ramos | |
person.familyName | Simões | |
person.familyName | Franco | |
person.givenName | Liliana | |
person.givenName | Vera | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | 4D17-C91B-A66E | |
person.identifier.ciencia-id | 2610-B602-ED5B | |
person.identifier.ciencia-id | 3716-794D-E9E8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2858-3143 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5124-2446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5752-5233 | |
person.identifier.rid | N-4455-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55836215700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d1d38e5e-f0dc-48e7-98e5-a1cf5c335329 | |
relation.isAuthorOfPublication | 122d5f8e-954f-4f4b-81ba-805256313449 | |
relation.isAuthorOfPublication | c47225c0-3f0c-4d95-9e7e-5e8852210107 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d1d38e5e-f0dc-48e7-98e5-a1cf5c335329 |