Publication
A escrita criativa em aulas de português como língua não materna
dc.contributor.author | Graça, Luciana | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T14:39:05Z | |
dc.date.available | 2023-03-09T14:39:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A conceção da aprendizagem de uma língua como uma ímpar oportunidade em termos experienciais e culturais constitui-se como um dos principais denominadores comuns das nossas práticas de ensino, em sala de aula, em geral, e em aulas de português como língua não materna, em universidades da América do Norte, mais em particular. A escrita de textos para um destinatário real é, precisamente, uma das possibilidades a que já recorremos, para tornar (mais) motivador e significativo o processo de aprendizagem da língua, explorando se as potencialidades decorrentes da própria interação entre a escrita e a leitura e da monitorização processual. Nesta nossa contribuição, apresentaremos, precisamente, os nossos modos de atuação em dois projetos de escrita criativa, desenvolvidos em aulas de português como língua adicional no Canadá, e com destinatários reais – alunos de diferentes países lusófonos -, implicando tal uma verdadeira socialização dos escritos. A forma empenhada como os aprendentes se envolveram, ativamente, na elaboração dos contos, e que também exploraremos, bem como os progressos escriturais evidentes asseguram a importância destas atividades. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça, L. & Cardoso, I. (2022). A escrita criativa em aulas de português como língua não materna. 5.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”. UA, Departamento de Língua e Culturas, 4, 5 e 6 de maio de 2022 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48528/betr-yc41 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-759-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4338 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora – Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://mares5.web.ua.pt/wp-content/uploads/2022/05/LivroResumos_Mares-5_2022.pdf | pt_PT |
dc.subject | escrita criativa | pt_PT |
dc.subject | português língua não materna | pt_PT |
dc.subject | feedback formativo, | pt_PT |
dc.subject | projetos de escrita | pt_PT |
dc.subject | interação leitura-escrita | pt_PT |
dc.title | A escrita criativa em aulas de português como língua não materna | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.title | 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa” | pt_PT |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |