Publication
Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superior
dc.contributor.author | Loureiro, Ana | |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T21:29:50Z | |
dc.date.available | 2021-02-01T21:29:50Z | |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.description.abstract | Neste artigo iremos apresentar a prática pedagógica implementada nas U.C. de Recursos Educativos Digitais I e II e Metodologias de Investigação, onde se recorreu a metodologias ativas de aprendizagem que combinam estratégias de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem através de workshops e seminários. Iremos descrever como foram implementadas as estratégias relacionadas com os workshops e seminários e a sua importância para atingir os objetivos de aprendizagem definidos para as U.C. em particular e para o curso em geral. Entendemos que os workshops e seminários são de importância crucial uma vez que permitem aos estudantes o contacto com especialistas de uma determinada área core de formação do curso, facilitam os saberes partilhados e a promoção do conhecimento coletivo. Entendemos que esta metodologia vai ao encontro dos pressupostos do quadro teórico do conetivismo, em que quanto mais ampla for a rede de contatos, a um maior leque de informação se poderá aceder. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Loureiro, A. (2019, julho 11-12). Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superior [Comunicação Oral]. 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2019), Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. https://cnappes.org/cnappes-2019/programa/. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3290 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | blended-learning | pt_PT |
dc.subject | conhecimento coletivo | pt_PT |
dc.subject | conetivismo | pt_PT |
dc.subject | competências digitais | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | metodologias ativas de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.title | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2019) | pt_PT |
person.familyName | Cristina Castro Loureiro | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier | A-4104-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | 9E13-E4A0-3ABE | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1322-3070 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 |