Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
789.35 KB | Adobe PDF | |||
1.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo iremos apresentar a prática pedagógica implementada nas U.C. de Recursos Educativos Digitais I e II e Metodologias de Investigação, onde se recorreu a metodologias ativas de aprendizagem que combinam estratégias de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem através de workshops e seminários. Iremos descrever como foram implementadas as estratégias relacionadas com os workshops e seminários e a sua importância para atingir os objetivos de aprendizagem definidos para as U.C. em particular e para o curso em geral. Entendemos que os workshops e seminários são de importância crucial uma vez que permitem aos estudantes o contacto com especialistas de uma determinada área core de formação do curso, facilitam os saberes partilhados e a promoção do conhecimento coletivo. Entendemos que esta metodologia vai ao encontro dos pressupostos do quadro teórico do conetivismo, em que quanto mais ampla for a rede de contatos, a um maior leque de informação se poderá aceder.
Description
Keywords
blended-learning conhecimento coletivo conetivismo competências digitais formação de professores metodologias ativas de ensino e aprendizagem
Citation
Loureiro, A. (2019, julho 11-12). Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superior [Comunicação Oral]. 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2019), Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. https://cnappes.org/cnappes-2019/programa/.