Repository logo
 
Publication

As atividades outdoor e a promoção da literacia científica no jardim de infância

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorSilva, Maria Inês Baptista da
dc.date.accessioned2021-12-28T15:43:19Z
dc.date.available2021-12-28T15:43:19Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório retrata o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte reúne as aprendizagens e reflexões adquiridas nas práticas pedagógicas dos diferentes contextos de estágio. Na segunda parte, consta a componente investigativa, inicialmente, com uma fase exploratória que envolveu 35 educadores(as), para se aceder às perceções e práticas desses profissionais em relação à promoção da literacia científica no espaço exterior, e, posteriormente, um estudo de caso com 20 crianças do jardim de infância, para se verificar o desenvolvimento de competências de literacia científica, tais como a observação, classificação, previsão, formulação de hipóteses e a interpretação de dados, em atividades outdoor. Os dados recolhidos através de questionários aos docentes, observação direta, notas de campo e produções gráficas das crianças permitiram verificar que o espaço exterior permite o desenvolvimento de aprendizagens, atitudes e competências científicas essenciais a uma literacia científica.pt_PT
dc.description.abstractThis report, organized in two parts, describes the path taken in the Master's Degree in Preschool Education at the Higher School of Education of Instituto Politécnico de Santarém. The first part brings together the learning and reflections acquired during the pedagogical practices in the different contexts of internship. The second part, contains the investigative component, initially, through an exploratory phase that involved 35 educators, to access the perceptions and practices of these professionals in relation to the promotion of scientific literacy in outer space, and posteriorly a study case with 20 kindergarten children, to verify the development of scientific literacy skills, such as observation, classification, prediction, hypothesis formulation and data interpretation, in outdoor activities. The data collected through questionnaires to teachers, direct observation, field notes and graphic productions of the children, allowed us to verify that the outer space allows the development of learning, attitudes and essential scientific skills to scientific literacy.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202832562
dc.identifier.tid202832562
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3822
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectliteracia científicapt_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectcompetênciaspt_PT
dc.subjectscientific literacypt_PT
dc.subjectkidspt_PT
dc.subjectouter spacept_PT
dc.subjectskillspt_PT
dc.titleAs atividades outdoor e a promoção da literacia científica no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Maria Silva.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format