Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa KIDSMART: Análise das perspectivas de educadores de infância e formadores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Linhares_Costa_PROGRAMA KIDSMART.pdf371.02 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Programa KidSmart tem como grande finalidade a promoção da integração das TIC no planeamento e organização global dos processos de ensino e de aprendizagem da Educação Pré-Escolar. Esta comunicação apresenta parte dos resultados do processo de avaliação nacional do Programa KidSmart. Analisam-se as perspectivas dos educadores em relação à implementação do Programa e do respectivo impacto nas aprendizagens de educadores e crianças. Analisam-se, ainda, as perspectivas dos formadores responsáveis pela formação dos educadores envolvidos. A avaliação do Programa envolveu a aplicação de questionários on-line, um para educadores e outro para formadores. Da análise global das respostas emerge uma avaliação positiva: a) do impacto do Programa KidSmart sobre conhecimentos, capacidades e atitudes dos educadores e das crianças; e b) da qualidade dos recursos tecnológicos disponibilizados. Os educadores manifestaram ainda a necessidade da formação envolver uma intervenção mais prolongada e em contexto tendo em vista uma melhor integrar das TIC no Jardim-de-Infância.The main objective of KidSmart Program is the integration of ICT in Kindergarten activities. This paper presents the results of the KidSmart program national evaluation. It examines the perspectives of teachers regarding the implementation of the Program and its impact on educators and children learning. It analysis, also, the perspectives of the teachers’ trainers involved in the Program. The evaluation of the program involved the use of online questionnaires, one for educators and another for trainers. Through the overall analysis of answers emerges a positive evaluation regarding: a) the impact of the KidSmart program on teachers and children knowledge, skills and attitudes, and b) the quality of the ICT resources used. Educators expressed the need of a longer and classroom oriented teacher training in order to obtain a better ICT integration in the Kindergarten.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Jardim-de-Infância Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Programa KidSmart Avaliação

Citation

Linhares, Elisabete; Costa, Fernando - Programa KIDSMART: Análise das Perspectivas de Educadores de Infância e Formadores. In Actas Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 ,6, Braga, 2009. p. 1525- 1540

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Competência da Universidade do Minho

CC License