Repository logo
 
Publication

A visão de ciências e do trabalho dos cientistas por crianças e professores do 1.º CEB

dc.contributor.authorMira, Sílvia
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2021-01-17T21:39:28Z
dc.date.available2021-01-17T21:39:28Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAs Ciências contribuem para o desenvolvimento da criança, seja a nível das competências científicas, seja pelas interações que com os pares, ou porque através destas desenvolvem e adquirem competências pessoais e sociais que as ajudam a integrarem-se e a agirem como seres conscientes e ativos na sociedade. As perceções que cada um de nós tem sobre as ciências e sobre o trabalho dos cientistas influenciam a forma como se compreende a ciência, tendo reflexo na literacia científica da sociedade em geral. As conceções deturpadas de ciência podem ter origem em imagens estereotipadas e distorcidas transmitidas pelos meios de comunicação social e profissionais de educação, pelo que importa trabalhar esta problemática desde cedo na escola. Este capítulo procura responder a questões suscitadas relativamente às conceções que os professores e as crianças têm sobre as ciências e os cientistas, nomeadamente: “Que representações têm os profissionais de educação face à ciência e ao trabalho dos cientistas?”, “Quais são as representações que as crianças apresentam relativamente à ciência e ao trabalho dos cientistas?”, de forma a compreender o que pensam os professores e as no âmbito desta problemática. Para o efeito, realizou-se um estudo exploratório que envolveu seis professores de 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), seguido de um estudo de caso múltiplos de natureza qualitativa, que envolveu 40 crianças do 1º CEB (20 de 2.º ano e 20 de 3.º ano), com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos. Os dados obtidos através das entrevistas aos profissionais de educação permitiram chegar à conclusão de que apresentam um conhecimento muito geral sobre a ciência e o trabalho desempenhado pelos cientistas. Os desenhos das crianças, nos estudos de caso múltiplos, permitiram verificar que, maioritariamente, perspetivam os cientistas como pessoas com personalidades e capacidades únicas e especiais. No enquadramento teórico procede-se uma breve apresentação de alguns mitos sobre a ciência e o trabalho dos cientistas que os docentes idealizam, segue-se a metodologia, a análise e recolha de dados, bem como a apresentação dos resultados obtidos, quer a nível das entrevistas, como também a nível dos resultados referentes aos estudos de caso múltiplos, realizado com crianças do 1.º CEB. Por fim, apresentam-se as considerações finais do estudo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMira,S. & Linhares, E. (2020). A visão de ciências e do trabalho dos cientistas por crianças e professores do 1.º CEB. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.), Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico (pp.127-145). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESEpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54983-1-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3245
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESEpt_PT
dc.subjectconceções de ciênciapt_PT
dc.subjectconceções do trabalho dos cientistaspt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.titleA visão de ciências e do trabalho dos cientistas por crianças e professores do 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage145pt_PT
oaire.citation.startPage127pt_PT
oaire.citation.titleDa prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básicopt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mira_Linhares_CapLivro - Formação Educação nas Primeiras Idades.pdf
Size:
317.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format