Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o objetivo de compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania
ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI
e do 1.º CEB, foi desenvolvido um estudo de caso com uma turma de JI e uma de 4.º ano
na valência do 1.º CEB, durante a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Para o efeito, foram realizadas atividades
centradas numa abordagem de cidadania ambiental nos dois contextos de intervenção. Os
dados obtidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista
semiestruturada evidenciaram as competências promovidas através das atividades de ci dadania ambiental, tendo permitido identificar comportamentos pró-ambientais desenvol vidos, perceções das crianças em relação aos problemas ambientais, bem como as poten cialidades e dificuldades associadas a este tipo de atividades. O presente documento en contra-se organizado nas seguintes secções: enquadramento teórico - no qual se contex tualiza o estudo de acordo com a revisão de literatura realizada no âmbito da problemática
em estudo, metodologia – que descreve e justifica as opções metodológicas seguidas no
trabalho e apresenta os participantes, resultados – esta subsecção apresenta os dados ob tidos através da triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados, de acordo
com os objetivos do estudo e termina com as considerações finais – nas quais se explanam
as principais conclusões do trabalho.
Description
Keywords
educação para a cidadania ambiental competências para o Século XXI jardim de infância 1ºCiclo do ensino básico
Citation
Pereira, D. & Linhares, E. (2024) .As Competências para o Século XXI e a Educação para a Cidadania Ambiental no Jardim de Infância e no 1.º CEB. In Maria João Cardona, Elisabete Linhares (Eds.), Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, (pp. 27-47). Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Santarém
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém