Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As Competências para o Século XXI e a Educação para a Cidadania Ambiental no Jardim de Infância e no 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Com o objetivo de compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI e do 1.º CEB, foi desenvolvido um estudo de caso com uma turma de JI e uma de 4.º ano na valência do 1.º CEB, durante a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Para o efeito, foram realizadas atividades centradas numa abordagem de cidadania ambiental nos dois contextos de intervenção. Os dados obtidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista semiestruturada evidenciaram as competências promovidas através das atividades de ci dadania ambiental, tendo permitido identificar comportamentos pró-ambientais desenvol vidos, perceções das crianças em relação aos problemas ambientais, bem como as poten cialidades e dificuldades associadas a este tipo de atividades. O presente documento en contra-se organizado nas seguintes secções: enquadramento teórico - no qual se contex tualiza o estudo de acordo com a revisão de literatura realizada no âmbito da problemática em estudo, metodologia – que descreve e justifica as opções metodológicas seguidas no trabalho e apresenta os participantes, resultados – esta subsecção apresenta os dados ob tidos através da triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados, de acordo com os objetivos do estudo e termina com as considerações finais – nas quais se explanam as principais conclusões do trabalho.

Description

Keywords

educação para a cidadania ambiental competências para o Século XXI jardim de infância 1ºCiclo do ensino básico

Citation

Pereira, D. & Linhares, E. (2024) .As Competências para o Século XXI e a Educação para a Cidadania Ambiental no Jardim de Infância e no 1.º CEB. In Maria João Cardona, Elisabete Linhares (Eds.), Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, (pp. 27-47). Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Santarém

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém