Publication
Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação
dc.contributor.author | Guedes, Sara | |
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Uva, Marta | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T23:46:12Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T23:46:12Z | |
dc.date.issued | 2022-06 | |
dc.description.abstract | Todas as crianças deverão ter direito à aprendizagem no quadro de uma educação de qualidade e, efetivamente, inclusiva. Todavia, os processos de Educação Inclusiva (EI) têm sido uma problemática constantemente presente na prática pedagógica e profissional dos/as docentes desde a formação inicial. É muito importante que um/a docente, em qualquer nível de ensino, seja promotor de uma educação de, com e para todos/as, independentemente das diferenças e características da pessoa. Uma escola inclusiva é aquela que abre as portas e garante que, à saída, os/as aprendentes conseguiram alcançar aquilo a que têm direito, ancorada num perfil de base humanista e no desenvolvimento de valores e competências que os/as torna aptos/as ao exercício de uma cidadania ativa, exercida em liberdade, democracia e bem-estar (Costa, 2018). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Guedes, S. ; Piscalho,I. & Uva, M. (2022). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds), A investigação na formação inicial de professores, 212-236. ISBN 978-989-54983-8-3 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-54983-8-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4295 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém /ESE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.15/4015 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | narrativas de autoformação | pt_PT |
dc.title | Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 236 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 211 | pt_PT |
oaire.citation.title | A investigação na formação inicial de professores | pt_PT |
person.familyName | Piscalho | |
person.familyName | Uva | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9516-A381-685C | |
person.identifier.ciencia-id | A210-D4F6-B9D5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2484-5775 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0405-077X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9 |