Repository logo
 
Publication

Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação

dc.contributor.authorGuedes, Sara
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorUva, Marta
dc.date.accessioned2023-02-07T23:46:12Z
dc.date.available2023-02-07T23:46:12Z
dc.date.issued2022-06
dc.description.abstractTodas as crianças deverão ter direito à aprendizagem no quadro de uma educação de qualidade e, efetivamente, inclusiva. Todavia, os processos de Educação Inclusiva (EI) têm sido uma problemática constantemente presente na prática pedagógica e profissional dos/as docentes desde a formação inicial. É muito importante que um/a docente, em qualquer nível de ensino, seja promotor de uma educação de, com e para todos/as, independentemente das diferenças e características da pessoa. Uma escola inclusiva é aquela que abre as portas e garante que, à saída, os/as aprendentes conseguiram alcançar aquilo a que têm direito, ancorada num perfil de base humanista e no desenvolvimento de valores e competências que os/as torna aptos/as ao exercício de uma cidadania ativa, exercida em liberdade, democracia e bem-estar (Costa, 2018).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuedes, S. ; Piscalho,I. & Uva, M. (2022). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds), A investigação na formação inicial de professores, 212-236. ISBN 978-989-54983-8-3pt_PT
dc.identifier.issn978-989-54983-8-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4295
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém /ESEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.15/4015pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectnarrativas de autoformaçãopt_PT
dc.titleReflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage236pt_PT
oaire.citation.startPage211pt_PT
oaire.citation.titleA investigação na formação inicial de professorespt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameUva
person.givenNameIsabel
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-idA210-D4F6-B9D5
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0003-0405-077X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Publicação01072022 (1).pdf
Size:
226 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: