Repository logo
 
Publication

Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturais

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorMestrinho, Nelson
dc.date.accessioned2019-08-22T14:24:49Z
dc.date.available2019-08-22T14:24:49Z
dc.date.issued2018-02
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se uma experiência didática interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais organizada segundo o modelo de ensino 6E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange e Evaluate). Consistiu na realização da atividade Inquiry: Creative seeds com estudantes em formação de professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O ensino através de Inquiry implica: (i) partir de um problema; (ii) dar prioridade às evidências empíricas na resposta às questões; (iii) formular explicações a partir dos dados obtidos; (iv) avaliar as explicações à luz do conhecimento científico; (v) comunicar e justificar as explicações propostas. Neste estudo exploratório optámos por uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, com dados obtidos a partir das produções dos estudantes e analisados numa perspetiva interpretativa. O Inquiry partiu do seguinte problema: Que características deve ter uma semente para se dispersar à maior distância possível através do vento? De seguida, em grupos de trabalho, os estudantes colocaram hipóteses, construíram modelos de sementes, testaram a sua dispersão, recolheram evidências, avaliaram os resultados e delinearam conclusões. Essas conclusões foram usadas para a realimentação cíclica do processo, com a revisão das hipóteses, melhoria do modelo inicial e realização de novos testes. Depois das conclusões finais, seguiu-se a partilha de resultados e subsequente elaboração, por parte dos estudantes, de um relatório da atividade. Este estudo permitiu-nos concluir que a atividade promoveu um conjunto de competências associadas ao Inquiry em Ciências Naturais e à resolução de problemas em Matemática porque os estudantes: (i) utilizaram um problema como ponto de partida para a construção do conhecimento científico relativo às características que uma semente deve possuir para favorecer a dispersão; (ii) deram prioridade às evidências empíricas na resposta às questões porque construíram modelos de sementes, analisaram e registaram a sua dinâmica de dispersão; (iii) formularam explicações a partir dos dados recolhidos ou observados; (iv) avaliaram as explicações à luz do conhecimento científico sobre a dispersão das sementes; (v) comunicaram e justificaram as suas explicações. Este estudo evidenciou que o modelo de ensino 6E, em contexto interdisciplinar entre a Matemática e Ciências Naturais, é propício ao desenvolvimento das competências profissionais dos futuros professores através de atividades Inquiry.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2686
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectdidática das ciênciaspt_PT
dc.subjectdidática da matemáticapt_PT
dc.subjectinquirypt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.titleUma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educaçãopt_PT
oaire.citation.endPage435pt_PT
oaire.citation.startPage426pt_PT
oaire.citation.titleXVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológicopt_PT
person.familyNameCavadas
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Uma experiência de Inquiry no ensino da matemática e das ciências naturais.pdf
Size:
2.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: