Publication
Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturais
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Mestrinho, Nelson | |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T14:24:49Z | |
dc.date.available | 2019-08-22T14:24:49Z | |
dc.date.issued | 2018-02 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresenta-se uma experiência didática interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais organizada segundo o modelo de ensino 6E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange e Evaluate). Consistiu na realização da atividade Inquiry: Creative seeds com estudantes em formação de professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O ensino através de Inquiry implica: (i) partir de um problema; (ii) dar prioridade às evidências empíricas na resposta às questões; (iii) formular explicações a partir dos dados obtidos; (iv) avaliar as explicações à luz do conhecimento científico; (v) comunicar e justificar as explicações propostas. Neste estudo exploratório optámos por uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, com dados obtidos a partir das produções dos estudantes e analisados numa perspetiva interpretativa. O Inquiry partiu do seguinte problema: Que características deve ter uma semente para se dispersar à maior distância possível através do vento? De seguida, em grupos de trabalho, os estudantes colocaram hipóteses, construíram modelos de sementes, testaram a sua dispersão, recolheram evidências, avaliaram os resultados e delinearam conclusões. Essas conclusões foram usadas para a realimentação cíclica do processo, com a revisão das hipóteses, melhoria do modelo inicial e realização de novos testes. Depois das conclusões finais, seguiu-se a partilha de resultados e subsequente elaboração, por parte dos estudantes, de um relatório da atividade. Este estudo permitiu-nos concluir que a atividade promoveu um conjunto de competências associadas ao Inquiry em Ciências Naturais e à resolução de problemas em Matemática porque os estudantes: (i) utilizaram um problema como ponto de partida para a construção do conhecimento científico relativo às características que uma semente deve possuir para favorecer a dispersão; (ii) deram prioridade às evidências empíricas na resposta às questões porque construíram modelos de sementes, analisaram e registaram a sua dinâmica de dispersão; (iii) formularam explicações a partir dos dados recolhidos ou observados; (iv) avaliaram as explicações à luz do conhecimento científico sobre a dispersão das sementes; (v) comunicaram e justificaram as suas explicações. Este estudo evidenciou que o modelo de ensino 6E, em contexto interdisciplinar entre a Matemática e Ciências Naturais, é propício ao desenvolvimento das competências profissionais dos futuros professores através de atividades Inquiry. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2686 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | didática das ciências | pt_PT |
dc.subject | didática da matemática | pt_PT |
dc.subject | inquiry | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | resolução de problemas | pt_PT |
dc.title | Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 435 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 426 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológico | pt_PT |
person.familyName | Cavadas | |
person.givenName | Bento | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Uma experiência de Inquiry no ensino da matemática e das ciências naturais.pdf
- Size:
- 2.74 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: