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Abstract(s)
Neste trabalho apresenta-se uma experiência didática interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências
Naturais organizada segundo o modelo de ensino 6E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange
e Evaluate). Consistiu na realização da atividade Inquiry: Creative seeds com estudantes em formação
de professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O ensino através de Inquiry implica: (i) partir de um
problema; (ii) dar prioridade às evidências empíricas na resposta às questões; (iii) formular explicações
a partir dos dados obtidos; (iv) avaliar as explicações à luz do conhecimento científico; (v) comunicar e
justificar as explicações propostas. Neste estudo exploratório optámos por uma abordagem qualitativa,
a partir de um estudo de caso, com dados obtidos a partir das produções dos estudantes e analisados
numa perspetiva interpretativa. O Inquiry partiu do seguinte problema: Que características deve ter
uma semente para se dispersar à maior distância possível através do vento? De seguida, em grupos
de trabalho, os estudantes colocaram hipóteses, construíram modelos de sementes, testaram a sua
dispersão, recolheram evidências, avaliaram os resultados e delinearam conclusões. Essas conclusões
foram usadas para a realimentação cíclica do processo, com a revisão das hipóteses, melhoria do
modelo inicial e realização de novos testes. Depois das conclusões finais, seguiu-se a partilha de
resultados e subsequente elaboração, por parte dos estudantes, de um relatório da atividade. Este
estudo permitiu-nos concluir que a atividade promoveu um conjunto de competências associadas ao
Inquiry em Ciências Naturais e à resolução de problemas em Matemática porque os estudantes: (i)
utilizaram um problema como ponto de partida para a construção do conhecimento científico relativo
às características que uma semente deve possuir para favorecer a dispersão; (ii) deram prioridade às
evidências empíricas na resposta às questões porque construíram modelos de sementes, analisaram e
registaram a sua dinâmica de dispersão; (iii) formularam explicações a partir dos dados recolhidos
ou observados; (iv) avaliaram as explicações à luz do conhecimento científico sobre a dispersão das
sementes; (v) comunicaram e justificaram as suas explicações. Este estudo evidenciou que o modelo
de ensino 6E, em contexto interdisciplinar entre a Matemática e Ciências Naturais, é propício ao
desenvolvimento das competências profissionais dos futuros professores através de atividades Inquiry.
Description
Keywords
didática das ciências didática da matemática inquiry formação de professores resolução de problemas