Repository logo
 
Publication

O envolvimento das famílias nas práticas educativas da educação de infância e da escola

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorLagadoiro, Carolina Alexandra Soares
dc.date.accessioned2022-03-26T15:00:21Z
dc.date.available2022-03-26T15:00:21Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém e está dividido em três partes. A primeira integra o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionado em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. A segunda apresenta a componente de pesquisa que visou o estudo de boas práticas de trabalho conjunto entre a família e a escola, vantagens e desvantagens do envolvimento familiar na escola e contribuições das famílias para melhorar o desempenho das crianças. Para isso foi feita uma investigação qualitativa, na qual foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e questionários a familiares de crianças. Após a organização e análise dos dados é de destacar a importância da participação da família nas práticas educativas e algumas estratégias a utilizar. Na terceira parte, é feita uma reflexão sobre as duas partes anteriores. A organização deste relatório foi importante para refletir todo o processo de aprendizagem que fui realizando durante o curso.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is part of the final course of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), held at the School of Education of Santarém and is divided into three parts. The first part integrates the descriptive and reflective exercise about the course taken in the supervised teaching practices in kindergarten, nursery school, and primary school. The second presents the research component that aimed to study good practices of joint work between family and school, advantages and disadvantages of family involvement in school and family contributions to improve children's performance. To this end, a qualitative research was conducted, in which data were collected through interviews with teachers and questionnaires with children's relatives. After the organization and analysis of the data, the importance of family participation in educational practices and some strategies to be used are highlighted. In the third part, a reflection on the two previous parts is made. The organization of this report was important to reflect the whole learning process that I went through during the course.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202966917
dc.identifier.tid202966917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3916
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectenvolvimento familiarpt_PT
dc.subjectpráticas educativaspt_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subjectprimeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjectfamily involvementpt_PT
dc.subjecteducational practicespt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectprimary schoolpt_PT
dc.titleO envolvimento das famílias nas práticas educativas da educação de infância e da escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Carolina Lagadoiro.pdf
Size:
11.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format