Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O envolvimento das famílias nas práticas educativas da educação de infância e da escola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_Carolina Lagadoiro.pdf11.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém e está dividido em três partes. A primeira integra o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionado em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. A segunda apresenta a componente de pesquisa que visou o estudo de boas práticas de trabalho conjunto entre a família e a escola, vantagens e desvantagens do envolvimento familiar na escola e contribuições das famílias para melhorar o desempenho das crianças. Para isso foi feita uma investigação qualitativa, na qual foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e questionários a familiares de crianças. Após a organização e análise dos dados é de destacar a importância da participação da família nas práticas educativas e algumas estratégias a utilizar. Na terceira parte, é feita uma reflexão sobre as duas partes anteriores. A organização deste relatório foi importante para refletir todo o processo de aprendizagem que fui realizando durante o curso.
This Internship Report is part of the final course of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), held at the School of Education of Santarém and is divided into three parts. The first part integrates the descriptive and reflective exercise about the course taken in the supervised teaching practices in kindergarten, nursery school, and primary school. The second presents the research component that aimed to study good practices of joint work between family and school, advantages and disadvantages of family involvement in school and family contributions to improve children's performance. To this end, a qualitative research was conducted, in which data were collected through interviews with teachers and questionnaires with children's relatives. After the organization and analysis of the data, the importance of family participation in educational practices and some strategies to be used are highlighted. In the third part, a reflection on the two previous parts is made. The organization of this report was important to reflect the whole learning process that I went through during the course.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

família envolvimento familiar práticas educativas jardim de infância primeiro ciclo do ensino básico family family involvement educational practices kindergarten primary school

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue