Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento das famílias nas práticas educativas da educação de infância e da escolaPublication . Lagadoiro, Carolina Alexandra Soares; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém e está dividido em três partes. A primeira integra o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionado em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. A segunda apresenta a componente de pesquisa que visou o estudo de boas práticas de trabalho conjunto entre a família e a escola, vantagens e desvantagens do envolvimento familiar na escola e contribuições das famílias para melhorar o desempenho das crianças. Para isso foi feita uma investigação qualitativa, na qual foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e questionários a familiares de crianças. Após a organização e análise dos dados é de destacar a importância da participação da família nas práticas educativas e algumas estratégias a utilizar. Na terceira parte, é feita uma reflexão sobre as duas partes anteriores. A organização deste relatório foi importante para refletir todo o processo de aprendizagem que fui realizando durante o curso.
- Brincar e trabalhar nas primeiras idadesPublication . Silva, Inês Patrícia Leal; Cardona, Maria JoãoEste relatório final de estágio é o culminar do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico e, teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre os estágios realizados nas diferentes práticas de ensino supervisionada (na educação de infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico) e a apresentação do trabalho de pesquisa realizado ao longo do curso. Esta pesquisa, contou com a participação de quatro docentes: 2 educadoras de infância (uma de creche e uma de Jardim de Infância) e 2 professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além destas docentes, participaram no estudo vinte crianças (10 da educação pré escolar e 10 do 1ºCEB). O propósito deste trabalho investigativo foi perceber o que se entende por brincar no Jardim de Infância e na Escola. Os dados foram recolhidos através da realização de questionários de resposta aberta com as docentes e de entrevistas realizadas com as crianças. Da análise dos dados evidencia-se que há diferenças na visão das docentes e na das crianças sobre o brincar. O ponto de vista dos docentes é por norma enraizado numa perspetiva mais descritiva e racional “(...)Brincar é o um princípio da aprendizagem.”, enquanto que a das crianças é puramente emocional “É sentir o coração“ . No pré-escolar, existe uma maior preponderância para o brincar em grupo. No 1º Ciclo do Ensino Básico as atividades individuais acontecem com maior frequência. Estes fatores foram relevantes para o presente estudo.
- A relação escola-família na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Galvão, Teresa Margarida Ganhão; Cardona, Maria JoãoO presente relatório teve como finalidade evidenciar o percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa desenvolvido sobre Relação Escola-Família: na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do Mestrado que habilita para a docência na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurei estudar a relação entre a Escola e a Família, a importância que lhe é dada no processo educativo das crianças e conhecer “boas” práticas e estratégias que podem ser promovidas pelos/as Docentes para uma maior aproximação entre a Escola e a Família. A recolha de dados foi feita através de uma metodologia qualitativa onde foram entrevistadas seis Docentes e foi realizado um inquérito por questionário a vinte famílias. Após a analise de dados, pude constatar que, na generalidade, as perspetivas dos Docentes coincidem. Relativamente às famílias verifica-se também alguma unanimidade relativamente à importância do seu envolvimento na vida da escola. Durante esta pesquisa foi ainda possível recolher diferentes exemplos de possíveis formas de trabalho conjunto. O relatório foi organizado em quatro partes. Na primeira parte é apresentado e analisado o trabalho desenvolvido durante os estágios, na segunda parte as principais aprendizagens que realizei ao longo do percurso de formação, na terceira parte o trabalho de pesquisa realizado e, por fim, as considerações finais em relação à globalidade do trabalho realizado.