Repository logo
 
Publication

A influência das questões de género nos resultados escolares das crianças

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorBotelho, Irina Alexandra Fontes
dc.date.accessioned2017-08-14T14:44:47Z
dc.date.available2017-08-14T14:44:47Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pr´-Escolar e Ensino do 1º ciclopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal objetivo apresentar e refletir as aprendizagens e experiências vividas ao longo da minha formação académica. É constituído por duas partes: uma primeira que reúne todas as experiências vivenciadas durante os estágios curriculares, nomeadamente em contexto de Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básio e em Creche; uma segunda parte que apresenta a pesquisa que realizei. Esta pesquisa foi realizada com a preocupação de estudar o modo como as questões de género influenciam nos resultados escolares dos alunos e alunas. Os seus principais objetivos são: estudar as diferenças de comportamento entre rapazes e raparigas no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico, segundo o ponto de vista das docentes; estudar a forma como estas diferenças interferem (ou não) nos resultados escolares dos rapazes e das raparigas; estudar o papel que os educadores/professores e educadoras /professoras podem ter na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e de participação entre rapazes e raparigas a nível dos resultados escolares e do desempenho social. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa (sendo realizados inquéritos por entrevista aos alunos e alunas e às professoras e à educadora de infância) e quantitativa, sendo feita uma análise estatística das fichas de avaliação do 1º período letivo dos alunos do 3º e do 4º ano. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo do ensino básico, com jardim de infância englobado, especificamente a cinco alunas e a cinco alunos do 3º e do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, assim como a duas docentes e a uma educadora de infância. Os resultados mostram que, de um modo geral, existem diferenças de comportamento entre rapazes e raparigas assim como diferenças nos seus resultados escolares. Promover uma maior consciência na forma como as diferenças de género afetam os resultados escolares das crianças aparece como uma preocupação que necessita ser alvo de uma maior atenção desde a formação inicial. Como futura educadora e professora este trabalho ajudou-me a aprofundar os conhecimentos sobre esta temática, trabalho que vou continuar a desenvolver.pt_PT
dc.description.abstractThe goal of this report is to show and reflect about what I've learned and experienced during my whole academic graduation. I've splitted it into two separate parts, gathering all my experiences during my curriculum stages in the first one, mainly my experience in the child care center and primary school; and in the second one, all about my research. This research study how the gender influences the school results. Their main goals are studying: the differences of behavior between boys and girls in preschool and their first school year, based in the opinion of the teachers; studying the way this differences influence or not the school results of the boys and the girls; and studying the role teachers and educators can have to promote a larger equality of opportunities and participation between boys and girls in school results and social development. The research followed a quality method, being realized the inquiries done to the students and interviews done to teachers and preschool teachers; and quantity, where the statistics are analyzed based on the evaluation of the first period of the students from the 3rd and 4th grade. The research was developed in a primary school with child care in it, with ages between 8 and 10 years old, also with two teachers and a preschool teacher. The results show that, in a general way, there are differences of behavior between boys and girls, also differences in their school results. Even though the evidence of these differences, the gender is not a concern for the teachers due to a lack of knowledge on how to deal with it. Promoting awareness on how gender differences affect educational outcomes of children appears as a concern that needs to be the focus of increased attention since the initial formation. As a future teacher and preschool teacher, this work helped me to deepen knowledge on this subject, work that will continue to develop.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201160021
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1843
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectgéneropt_PT
dc.subjectigualdade de géneropt_PT
dc.subjectestereótipopt_PT
dc.subjectdesempenho escolarpt_PT
dc.subjectgenderpt_PT
dc.subjectgender equalitypt_PT
dc.subjectstereotypept_PT
dc.subjectschool performancept_PT
dc.titleA influência das questões de género nos resultados escolares das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 6
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Irina Relatório Final.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Irina Agradecimento Resumo.pdf
Size:
90.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo XXI.pdf
Size:
6.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Docente A.m4a
Size:
8.12 MB
Format:
Unknown data format
No Thumbnail Available
Name:
Docente B.m4a
Size:
8.66 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: