Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dezassete Rosas Azuis: a leitura e a contação de histórias no Pré-Escolar e no 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio Estagio Joana Bernardo.pdf2.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reflete os contextos da minha prática pedagógica, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios iniciaram-se em contexto de Creche, passando pelo Jardim de Infância e terminando no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que o trabalho de investigação decorreu no enquadramento dos referidos contextos. O projeto de investigação centra-se na leitura/contação de histórias no Pré-Escolar e no 1.º CEB, mais concretamente no âmbito do desenvolvimento social, comportamental e cognitivo das crianças em Pré-Escolar e 1.º CEB. A utilização de uma metodologia de natureza qualitativa durante a investigação permitiu que, durante a prática, o amadurecimento do tema fosse gradual e a necessidade de planeamento de novas atividades fosse igualmente crescente. O relatório está dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à descrição dos estágios e das atividades desenvolvidas em cada um. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação realizado sobre o tema supramencionado.
This report reflects the contexts of my pedagogical practice during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Primary Education. They started in a nursery context, going through kindergarten and ending in the 1st cycle of primary education, and the research work took place within these contexts. The research project focuses on reading/storytelling in pre-school and primary education. The use of a qualitative methodology during the research has allowed the theme to gradually mature in practice and the need to plan new activities also increased concomitantly. The report is divided into two sections, the first part describes the supervised teaching practice moments, and the activities undertaken in each one. The second part refers to the research work carried out in the scope of the aforementioned subject.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

histórias contação literatura para a infância educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico stories storytelling children’s literature pre-school education primary education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue