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- Dezassete Rosas Azuis: a leitura e a contação de histórias no Pré-Escolar e no 1º CEBPublication . Bernardo, Joana Filipa de Almeida; Rodrigues, PatriciaO presente relatório reflete os contextos da minha prática pedagógica, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios iniciaram-se em contexto de Creche, passando pelo Jardim de Infância e terminando no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que o trabalho de investigação decorreu no enquadramento dos referidos contextos. O projeto de investigação centra-se na leitura/contação de histórias no Pré-Escolar e no 1.º CEB, mais concretamente no âmbito do desenvolvimento social, comportamental e cognitivo das crianças em Pré-Escolar e 1.º CEB. A utilização de uma metodologia de natureza qualitativa durante a investigação permitiu que, durante a prática, o amadurecimento do tema fosse gradual e a necessidade de planeamento de novas atividades fosse igualmente crescente. O relatório está dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à descrição dos estágios e das atividades desenvolvidas em cada um. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação realizado sobre o tema supramencionado.
- A importância da relação da família com a escola para a integração e aprendizagem da criança - Perspetiva do educador/professorPublication . Vitorino, Bárbara Diogo Rocha; Marques, RamiroO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este está dividido em duas partes. A primeira parte resulta de uma análise reflexiva de todo o percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, nas valências de Creche, Jardim de Infância e 1.º ciclo. A segunda parte contém a componente investigativa, na qual se pretende estudar a relação da família com a escola para a integração e aprendizagem da criança, na perspetiva do educador e do professor. Para isso, foram entrevistados sete indivíduos, sendo eles educadores, professores e um mediador sociocultural. A análise do discurso dos entrevistados foi realizada baseada na opinião de diversos autores. Os resultados alcançados evidenciam a grande importância que a relação escola-família tem para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças.
- "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEBPublication . Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho; Rodrigues, PatríciaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, para além de sintetizar e refletir sobre o meu percurso ao longo da prática pedagógica, apresenta um trabalho de investigação de natureza qualitativa realizado durante esta prática. Foi um estudo efetuado com crianças dos contextos de creche, de jardim de infância e de 1.º CEB: a investigação considerou as características dos participantes, bem como o seu contexto de aprendizagem. O objetivo consistiu em investigar a influência do contacto das crianças com histórias para a infância num aspeto específico do seu desenvolvimento da linguagem oral e escrita – o alargamento do léxico. Para investigar esta influência, propiciou-se uma miríade de contactos com histórias para a infância às crianças (sobretudo contos tradicionais). As intervenções apresentaram uma estrutura comum – contação/leitura das histórias com a utilização de diversos recursos (fantoches, cenários, música…) e atividades de pós-contação/leitura. Os dados obtidos, através de grelhas de observação, notas de campo e análise dos registos das crianças, evidenciam um impacte positivo do contacto com histórias para a infância no desenvolvimento do léxico nas crianças de todos os grupos. Conclui-se, assim, que é importante desenvolver intervenções pedagógicas a partir da contação e/ou leituras de histórias para a infância, no quadro do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, no contexto da prática pedagógica.