Repository logo
 
Publication

Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorLopes, Isabel Maria Mocho Costa
dc.date.accessioned2017-08-14T08:34:46Z
dc.date.available2017-08-14T08:34:46Z
dc.date.issued2015-07-01
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre em Ciências da educação - área de supervisão e orientação pedagógicapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.pt_PT
dc.description.abstractThe present study fits the qualitative paradigm and its major goal is to analyse the differences and similarities between the social representations of the child educators of Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s or literally translating Social Solidarity Private Institutions) regarding the pedagogic supervision. This study intends to verify the subjectivity of these representations about pedagogic supervision, and the way how the emergence of this concept is expressed in the practices adequacy or in the implementation of this kind of process. The theoretical framework is intended to be adequate presenting and defining the major concepts, in particular: social representation of group and professional identity and different studies related to pedagogic supervision. It is a topic that becomes part of our path as educators and supervisors and makes this journey a journey of apprentice-researchers. For the operationalisation of this study several methods of data collection were used, allowing as such the articulation of the conceptual picture with the gathered testimonies. This study lead to the increased knowledge and opened the path for a series of recommendations which are considered relevant for the implementation and development of supervision processes in this context.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1827
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectrepresentações sociaispt_PT
dc.subjectsupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjecteducadores de infânciapt_PT
dc.subjectsocial representationspt_PT
dc.subjectpedagogic supervisionpt_PT
dc.subjectchildhood educatorspt_PT
dc.titleRepresentações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE.pdf
Size:
1.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: