Repository logo
 
Publication

O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM

dc.contributor.authorRibeirinha, Teresa
dc.contributor.authorBaptista, Mónica
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2024-07-27T21:26:02Z
dc.date.available2024-07-27T21:26:02Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA investigação sugere que o desenvolvimento de atividades que integrem conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (atividades integradas STEM), em contextos formais pode, não só, suscitar o interesse dos alunos por estas áreas, bem como, minorar a desigualdade de género evidenciada nestas áreas. Este estudo teve como objetivo analisar o efeito de atividades integradas STEM, desenvolvidas na disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade, nas perceções dos alunos relativas ao interesse em seguir carreiras STEM. Adotou-se uma abordagem quantitativa com medidas de pré-teste e pós-teste, para uma amostra de conveniência, constituída por 191 alunos. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa nas intenções dos rapazes de prosseguirem oportunidades educativas que poderiam conduzir a uma carreira nestas áreas, após a realização das atividades, enquanto os resultados do sexo feminino não apresentaram diferenças. Estes resultados realçam a importância das atividades integradas STEM no desenvolvimento e manutenção do interesse dos alunos pelo prosseguimento de estudos nestas áreas. Além disso, reforçam a necessidade destas atividades serem incorporadas em níveis de ensino inferiores e de formapt_PT
dc.description.abstractResearch suggests that developing activities that integrate science, technology, engineering, and mathematics content (integrated STEM activities) into formal contexts can not only increase students' interest in these fields, but also reduce gender inequalities in these fields. This study aimed to analyse the impact of integrated STEM activities developed in a 12th grade chemistry class on students' perceptions of their interest in pursuing STEM careers. A quantitative approach was adopted with pre- and post-test measures for aconvenience sample of 191 students. The results showed a statistically significant difference in boys' intentions to pursue educational opportunities that could lead to careers in these fields after completing the activities, while the results for girls showedno difference. These findings highlight the importance of integrated STEM activities indeveloping and maintaining students' interest in studying these subjects. They also reinforce the need to integrate these activities at lower levels of education and in a more systematic way to increase girls' confidence in STEM.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeirinha, T., Baptista, M., & Correia, M. (2024). O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM. In Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (pp. 703-711). Universidade do Minho. Braga, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4905
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectalunos do ensino secundáriopt_PT
dc.subjectatividades integradas STEMpt_PT
dc.subjecteducação STEMpt_PT
dc.subjectinteresse em carreiras STEMpt_PT
dc.subjectsecondary school studentspt_PT
dc.subjectintegrated STEM activitiespt_PT
dc.subjectSTEM educationpt_PT
dc.subjectinterest in STEM careerspt_PT
dc.titleO impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEMpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage711pt_PT
oaire.citation.startPage703pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2024: Espaços e Caminhos OnLifept_PT
person.familyNameRibeirinha
person.familyNameBaptista
person.familyNameCorreia
person.givenNameTeresa
person.givenNameMónica
person.givenNameMarisa
person.identifierAAI-9781-2020
person.identifier.ciencia-idE71C-28EF-9505
person.identifier.ciencia-idA61D-36C8-8BF1
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0002-5678-3476
person.identifier.orcid0000-0003-1609-5764
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id37461074200
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication31421a78-bdbf-437c-bc90-1d278e7030da
relation.isAuthorOfPublication4137592d-5e4e-418e-954c-2bbe4aedd64b
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
atas_challenges2024-705-713.pdf
Size:
278.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: