Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
30.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto ‘Jogamos Tudo, Brincamos Todos’ tem como principal objetivo a promoção da
inclusão através de jogos motores adaptados, que fomentem noções relacionadas com a
educação para a cidadania e respeito pela diferença, em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(CEB).
Ao longo de oito semanas serão realizadas oito sessões que seguem uma lógica de
progressão e consolidação de conhecimentos, sendo cada uma constituída por quatro
momentos/atividades: ‘Segue-me’ – aquecimento que simula a deslocação de uma pessoa
com deficiência visual e o papel do guia; ‘BalãoBall’ – simula um movimento de uma criança
com deficiência motora (falta de funcionalidade dos membros superiores); ‘Bowling
Sentado’ – simula o típico jogo do bowling realizado por uma pessoa que se desloca através
de uma cadeira de rodas; ‘Jogo das Caixas’ - simula uma ação concretizada a partir dos sons
do meio ambiente, por impossibilidade de usar a visão.
Será utilizado questionário que visa verificar as atitudes de inclusão para com os pares com
deficiência e, ainda, verificar a perceção das crianças sobre a competência dos seus pares
com deficiência, em dois momentos (inicial e final), procurando encontrar semelhanças e
diferenças que possibilitem a avaliação do Projeto.
O presente artigo pretende apresentar o Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”,
incluindo uma aplicação piloto realizada em janeiro de 2020 com duas turmas (2.º e 3.º anos
do 1.º CEB), procurando-se refletir sobre a operacionalização do mesmo. A partir deste
processo, espera-se ajustar e reformular as planificações e as práticas no sentido de alargar
o número de participantes nos próximos anos letivos.
Description
Keywords
Inclusão deficiência jogos desportivos adaptados 1.º Ciclo do Ensino Básico