Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • WineWATERfootprint : utilização sustentável ao longo da cadeia do vinho
    Publication . Saraiva, Artur; Rodrigues, G.; Silvestre, J.; Silva, P. O; Feliciano, M.; Oliveira, Margarida
    Investigadores e enólogos juntos para procurar soluções para a gestão sustentável da água nas regiões vitícolas do Mediterrâneo.
  • Leitos húmidos construídos como alternativa aos sistemas de tratamento de águas residuais convencionais: revisão
    Publication . Macário, Miguel; Saraiva, Artur; Ferreira, Erika; Ferreira, Luís; Oliveira, Margarida
    As águas residuais apresentam um elevado teor de nutrientes, como fósforo, azoto, e matéria orgânica que podem causar problemas ambientais nas massas de água, se não forem tratadas de forma eficiente. A utilização de leitos húmidos construídos (LHC) como método de tratamento de águas residuais tem vindo a expandir-se, dada a necessidade de diminuição dos custos operacionais e utilização de métodos de tratamento mais sustentáveis. Os leitos húmidos construídos além do tratamento das águas residuais, também promovem outras funções, como a conservação da biodiversidade e dos seus habitats, a regulação do clima do ciclo hidrológico e o uso público. Os leitos híbridos nasceram da necessidade de melhorar a eficiência de tratamento e consistem na conjugação de vários tipos de tratamento individuais num só sistema. Os LHC permitem reduzir os impactes da atividade humana relacionados com as águas residuais. Este artigo apresenta uma revisão da diversidade de LHC’s existentes.
  • Sustentabilidade das estufas do Oeste: estratégia para o uso eficiente de água e nutrientes
    Publication . Saraiva, Raquel; Dias, Igor; Grego, José; Saraiva, Artur; Oliveira, Margarida
    A aplicação dos princípios da economia circular ao setor agrícola apresenta-se como uma oportunidade para a redução dos factores de produção e dos custos associados. No caso da produção hidropónica em estufa, estes princípios permitem a reutilização e valorização da água e nutrientes provenientes da sua drenagem, os quais, de outro modo, acabariam descartados para o meio recetor natural, podendo provocar desequilíbrios nos ecossistemas. O projeto TomatInov, que está a ser desenvolvido em parceria enre a ESAS, Olhorta, AIHO e Carmo e Silvério, visa avaliar a reutilização da drenagem resultante de estufas de tomate para a formulação de uma nova solução nutritiva, fechando o ciclo de água e nutrientes. Os ensaios estão a decorrer na região Oeste, que representa cerca de 50% da produção hortícolas do País e os resultados revelam que não existem efeitos negativos, quer na produtividade quer na qualidade dos frutos.
  • Water management toward regenerative wineries
    Publication . Oliveira, Margarida; Saraiva, Artur; Lambri, M.; Rochard, J.; Fragoso, R.; Romanini, E.; Hipólito, P.; Ettore, C.; Duarte, Elizabeth
    Wine producers are now fully aware of the water-energy nexus, given the challenges created by climate change. By identifying potential environmental impacts of the wine industry, related to water and fossil energy use, wineries are taking action to improve their performance. This chapter reviews a set of technologies and strategies that can lead wineries to implement a regenerative approach, minimizing resources, recovering value from wastewater/waste, and replacing fossil energy with renewable sources. The approach is illustrated by presenting four case studies, located in three Mediterranean countries (France, Italy, and Portugal). The main conclusions are: (1) water and energy consumption ratios vary according to the wine type; (2) wastewater treatment systems tend to close the water cycle in countries facing severe water scarcity; and (3) the adoption of renewable energy in wineries is a reality today, but the adopted renewable energy depends on the region where it is located.