Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Seixas, Sónia

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Bullying e cyberbullying em idade escolar
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, Luís; Morais, Tito
    Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.
  • Cyberbullying: um problema novo? Ou um problema antigo com nova “roupagem”?
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    Trata-se de um artigo de opinião no âmbito do bullying e do cyberbullying, enquanto problemáticas atuais, que se debruça sobre alguns dos contornos e implicações que têm suscitado, nos diferentes profissionais, preocupações, inquietações, angústias. Nomeadamente no que se refere à geração dos adultos (pais, professores e outros profissionais de saúde e de educação) e a alguma inaptidão e inabilidade no que concerne à sua capacidade para se apropriar e movimentar num mundo virtual, absolutamente inédito (um verdadeiro admirável mundo novo).
  • When bullying crosses the screen
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Morais, Tito; Fernandes, Luís
    Bullying is one of the most difficult areas of violence against children to eliminate, especially with the ubiquitous role that internet and mobile technology plays in their life today and the capacity this gives for bullying to continue night and day. Bullying seems to be part of human nature and has been with us since ancient times, but that is no reason to accept it fatalistically as “natural“ and, for children, part of growing up. Only in the 1970s was research first undertaken to explore the phenomenon and to attempt to understand why it takes place and its impact on individuals and societies. With the emergence of the internet and social media, bullying has taken a more sinister turn, becoming more relentless, constant and inescapable for victims. This book aims to explain to both experts and the interested layperson what is known about bullying, its causes, effects and, crucially, how it can be reduced, in particular by fostering social and emotional skills in young people. Authors from more than a dozen countries have contributed to this publication, presenting widely differing perspectives, practice and insights on how they are tackling or think we should be tackling modern societal issues such as bullying and hate speech. While some chapters focus more specifically on case studies and what the research tells us, others look at issues related to bringing up and educating children for the world we live in. This publication also provides information on the work of the ENABLE network and aims to introduce readers to the psychologists and researchers, teachers, parents and social media innovators that have helped to shape it.
  • Bullying e cyberbullying: a escola como espaço de prevenção
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, Luís
    O presente capítulo resume os conteúdos abordados numa Webinar sobre bullying e cyberbullying, que decorreu no âmbito do Projeto WebEducaçãoSexual 2013. Tratando-se de duas problemáticas atuais e interligadas, cujos contornos assumem proporções cada vez mais preocupantes, procuramos ao longo destas páginas caracterizar e diferenciar ambos os comportamentos, assim como as suas diferentes manifestações. Nessa caracterização será colocado algum enfoque nas questões relacionais e comunicativas que ocorrem em contacto presencial e nas que ocorrem em contextos virtuais, o que se liga diretamente e respetivamente ao bullying e ao cyberbullying. Tendo em consideração que ambos os comportamentos interferem nas vivências pessoais e sociais dos alunos, são igualmente referenciadas as implicações para a saúde do envolvimento no bullying e cyberbullying. Intimamente relacionado, serão ainda identificados os sinais de alerta a ter em consideração em crianças e jovens que possam, por sua vez, indiciar esse envolvimento. É igualmente abordado o papel da escola como espaço privilegiado de prevenção e de ação, uma vez que nele ocorre uma parte significativa das interações entre crianças e jovens. Nesse local, criam-se imensas oportunidades para se estabelecerem relações sociais de forma adequada mas, igualmente, para ocorrerem disfuncionamentos nessas dinâmicas relacionais, particularmente ao nível dos comportamentos agressivos. Urge a necessidade de uma ação estratégica concertada, dirigida a diferentes públicos-alvo, com o principal objetivo de consciencializar e alterar práticas, tornando a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e família) mais sensível e interventiva relativamente a ambas as problemáticas.
  • Cyberbullying. O bullying à distância de um clique
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, Luís; Morais, Tito
    Artigo de opinião, que versa sobre a utilização massiva das tecnologias em tempos de confinamento, trazendo um outro olhar sobre as práticas de cyberbullying e alertando para alguns sinais de alerta a que os adultos devem estar atentos.