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  • Ensinar e aprender português num mundo plural
    Publication . Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês; Mesquita, Elisete
    Num tempo em que o mundo cada vez mais se confronta com a Diversidade e a Pluralidade que marcam as relações (inter)pessoais e (inter) nacionais, equacionar o ensino e a aprendizagem do Português, nas suas diferentes variedades e na variedade de relações e estatutos que assume nos curricula, afigura-se profundamente pertinente. Um pouco por todo o mundo, vêm ocorrendo diversas iniciativas científicas que perspetivam o Pluri/Multilinguismo na sua relação com a aprendizagem de línguas, sejam maternas sejam estrangeiras, em diferentes níveis de ensino e em contextos formais e não formais. Atentas ao desenvolvimento dos trabalhos neste domínio científico, a Escola Superior de Educação de Santarém propôs-se levar a cabo o III Encontro Internacional do Português, associando-se ao III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Uberlândia. Estes eventos pretendem constituir-se como um espaço de partilha e reflexão entre investigadores, formadores, professores e outros indivíduos que desenvolvam trabalho em torno dos tópicos que constituem os eixos temáticos.
  • O livro didático de Português e as atividades de leitura
    Publication . Carvalhaes, Wesley; Marquez, Eliane; Teixeira, Madalena
    Esta comunicação objetiva discutir como é proposto o trabalho de leitura em um livro didático de português (LDP). A investigação toma como base as contribuições teóricas de Bakhtin (2006) e segue o percurso analítico de Marcuschi (1996, 2002). Foram selecionadas para a investigação as questões de compreensão e interpretação de texto de um LDP destinado ao 9º ano do ensino fundamental/básico. Investiga-se como as questões aplicam as noções de língua e leitura apresentadas pelos autores do LDP no manual do professor. Como principais conclusões, pode-se afirmar que: a) há um descompasso entre o que os autores didáticos propõem no manual e o que as atividades didáticas para a abordagem do texto apontam; b) a condução da leitura não explora a produção de sentidos vários, mas leva o aluno a buscar um sentido determinado, tomando o trabalho significativo como uma atividade desvinculada das relações de interação social.