Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – Guia de formação continuaPublication . Vasconcelos, Alberto; Fonseca, Ana; Silva, Antónia; Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Mata, Leonilda; Santos, Leonor; Teixeira, MadalenaO documento que agora se apresenta pretende servir de suporte para a actividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a reflectir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio.
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – Guia de formação inicialPublication . Vasconcelos, Alberto; Fonseca, Ana; Silva, Antónia; Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Mata, Leonilda; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Campos, Nelson; Major, TibúrciaO documento que se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a reflectir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio.
- A produção textual nas aulas de língua portuguesa: as realidades do Brasil e de PortugalPublication . Mesquita, Elisete; Grácio, Helena; Teixeira, MadalenaEste trabalho é parte do estudo vinculado ao projeto intitulado "O Ensino de Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal: bases epistemológicas, objetivos e conteúdos", coordenado pelas Profas. Dras. Vânia Cristina Casseb Galvão da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Madalena Dias Teixeira do Instituto Politécnico de Santarém / Universidade de Lisboa (IPS/UL), o qual, por sua vez, integra um projeto maior "O ensino de língua portuguesa no mundo", desenvolvido no âmbito do I e do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa X SIMELP, realizado em 2008 em São Paulo/Brasil, e, em 2009, em Évora/ Portugal. O principal objetivo do primeiro projeto é investigar, descrever e analisar o ensino de Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, para que futuramente se desenvolvam propostas didáticas que contribuam para o aumento do sucesso escolar nos dois países. Para isso, o desenvolvimento de competências de oralidade, de leitura, de gramática e de escrita serão amplamente analisadas. Desses domínios, a última é a que mais nos interessa, uma vez que a escrita permite uma identificação própria, a comunicação com os outros, a descoberta e a compreensão do mundo que nos rodeia. Com base nesse amplo escopo, objetivamos oferecer um panorama da produção textual, no Ensino Fundamental, das realidades brasileira e portuguesa. Para isso, observamos aulas de Língua Portuguesa nesses dois contextos para sabermos como o professor prepara o aluno para a tarefa da escrita. Partimos da hipótese de que as mudanças propostas pelos documentos oficiais brasileiros não foram tão significativas a ponto de fazerem com que houvesse uma nova concepção de texto no cenário escolar, ou seja, acreditamos que o texto ainda não se configura como objeto de ensino nas aulas de LP. Acreditamos, ainda, que apesar de boas propostas para se trabalhar a escrita em sala de aula, os métodos utilizados pelos professores são ultrapassados e o texto continua sendo usado simplesmente como suporte para a transmissão dos conteúdos que interessam à instituição escolar. O caso português apresenta mudanças, potenciadas neste momento por um programa de formação continua nacional, de professores de português- Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), que se traduzem, quer em termos científicos, quer em termos pedagógicos, no Novo Programa de Português, que será implementado em Portugal no próximo ano letivo. A descrição e a problematização do ensino da produção de textos no primeiro e no segundo ciclos da Educação Básica brasileira e portuguesa, a partir de uma base teórica sociodiscursiva, permitiram que constatássemos que a produção textual tem papel pouco significativo em ambos os contextos observados, embora já seja possível perceber sinais de evolução.
- Políticas públicas para o ensino de português, em Portugal: a voz de quem implementa e de quem pesquisaPublication . Teixeira, Madalena; Nunes, MónicaComo resposta a resultados pouco satisfatórios, obtidos por estudantes portugueses, na entrada do corrente século XXI, Portugal vivencia um contexto de intensas reformas educativas no que respeita ao ensino do Português. Surge, assim, em 2006, o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o intuito de melhorar os níveis de compreensão da leitura e de expressão oral e escrita em todas as escolas do 1.º CEB. Incidindo nesse modelo e na respectiva dinâmica de formação contínua que está na base do Programa, neste texto propomo-nos realçar as implicações do mesmo na formação inicial, apresentando os resultados de uma investigação que entendemos poder contribuir para futuras experiências de linguística aplicada no âmbito da consciência fonológica e na aprendizagem da leitura (logo, também, na dimensão ortográfica) e ajudar na prevenção de dificuldades no desenvolvimento de competências de leitura.
- Anais do VI SIMELP – Da união à diversidadePublication . Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa-Claudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patricia; Santos. Leonor"No VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) “Da união à diversidade”, que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu-se proporcionar um espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduziu num ponto de interesse"