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Políticas públicas para o ensino de português, em Portugal: a voz de quem implementa e de quem pesquisa

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Como resposta a resultados pouco satisfatórios, obtidos por estudantes portugueses, na entrada do corrente século XXI, Portugal vivencia um contexto de intensas reformas educativas no que respeita ao ensino do Português. Surge, assim, em 2006, o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), destinado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o intuito de melhorar os níveis de compreensão da leitura e de expressão oral e escrita em todas as escolas do 1.º CEB. Incidindo nesse modelo e na respectiva dinâmica de formação contínua que está na base do Programa, neste texto propomo-nos realçar as implicações do mesmo na formação inicial, apresentando os resultados de uma investigação que entendemos poder contribuir para futuras experiências de linguística aplicada no âmbito da consciência fonológica e na aprendizagem da leitura (logo, também, na dimensão ortográfica) e ajudar na prevenção de dificuldades no desenvolvimento de competências de leitura.

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Keywords

língua portuguesa ensino políticas públicas

Citation

Teixeira, M., & Nunes, M. (2014). Políticas públicas para o ensino de português, em Portugal: a voz de quem implementa e de quem pesquisa, Revista Signótica, 26, 19-59. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. ISSN: 2316-3690. ISSN versão impressa: 0103-7250. (convidada e com referee) (https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=sig&page=article&op=view&path%5B%5D=31399). Indexação: CLASE, Crossref, EBSCO, DOAJ, Cariniana.

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Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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