Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
  • Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação
    Publication . Cavadas, Bento; Santos, Raquel
    A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da alimentação” visa que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da alimentação para a saúde humana, num contexto interdisciplinar com a estatística.Foi usado um guião para estruturar a sequência didática da proposta de trabalho, orientar o trabalho autónomo das estudantes em formação inicial de professores e recolher os dados das suas produções. As 35 estudantes participantes, organizadas em grupos de trabalho, tiveram de criar ementas saudáveis e relacionar indicadores individuais de saúde. Tiveram um bom desempenho na inclusão de alimentos da maioria dos grupos da roda dos alimentos, excetuando as leguminosas. O desempenho foi inferior na diversidade dos alimentos. Foram cometidos alguns erros alimentarese ocorreram dificuldades no respeito dos limites calóricos. Os resultados também sugerem que algumas estudantes têm dificuldade em identificar relações estatísticas entre indicadores e não apresentam conhecimentos sobre estatística inferencial.
  • CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto
    Publication . Cavadas, Bento; Santos, Raquel
    A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas do tempo de reação à queda de um objeto” consiste numa investigação estatística sobre a reação do corpo humano à queda de uma régua, através da avaliação do tempo de reação, tendo em conta diferentes variáveis. A reação consistiu em segurar a régua com dois dedos, após a queda. Os participantes foram 48 estudantes em formação inicial de professores, organizados em 11 grupos de trabalho. Tiveram de criar uma questão de investigação, identificar variáveis que pudessem interferir no tempo de reação, introduzir dados no software CODAP® e analisá-los de modo a dar resposta à questão de investigação. Realizaram tarefas que implicaram o trabalho colaborativo, a pares e em grupos de 3 a 5 elementos, assim como o envolvimento de toda a turma. Os resultados mostram que alguns grupos realizaram adequadamente todo o processo de investigação estatística, mas outros tiveram dificuldade em identificar as variáveis mobilizadas no procedimento ou as suas relações estatísticas. Desta implementação surgem diferentes aspetos a serem enfatizados na formação inicial de professores, assim como alterações a realizar numa futura implementação da atividade-
  • CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
    Publication . Cavadas, Bento; Santos, Raquel; Sacramento, Sara
    A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores.
  • CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    O CreativeLab_Sci&Math é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior. Através do envolvimento dos estudantes em atividades interdisciplinares que integram os conteúdos e os processos de construção do conhecimento da Matemática e das Ciências Físico-Naturais, pretende desenvolver competências como o saber científico, técnico e tecnológico, o pensamento crítico e criativo, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas. Este processo de integração curricular assenta num forte trabalho colaborativo entre os docentes das duas áreas. Neste artigo apresentam-se as dinâmicas de trabalho, as dificuldades e as mais-valias que este processo colaborativo trouxe para a aprendizagem dos estudantes, as práticas didáticas dos docentes e para o seu desenvolvimento profissional, assim como os desafios futuros.