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- Amenidades rurais - que contributo? Estudo de caso em territórios ruraisPublication . Ruivo, P.Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados preliminares de um inquérito realizado à população visitante das localidades rurais de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de construir estratégias de marketing dirigidas aos territórios rurais, baseadas na percepção da atractividade e dos benefícios sentidos no consumo das amenidades rurais inventariadas naquele território rural. Discutem-se, face aos resultados obtidos, diferenças entre segmentos de utilizadores destes territórios, justificadas pela procura de diferentes grupos de amenidades rurais, determinadas pelas preferências pela natureza e o sossego, a vida rural, o património construído, o património imaterial e o desporto e a recreação. Existem igualmente evidências que permitem identificar a existência de ligações afectivas como factor determinante da escolha do território e de alguma sazonalidade da visita. O principal desafio será o de proceder à integração dos diferentes elementos territoriais, vectores de valorização dos territórios rurais, para que, numa óptica de marketing, permita a adequação das intervenções da oferta em favor do incremento da atractividade dos territórios rurais.
- Atractividade dos territórios rurais - contributos de uma orientação estratégica de marketingPublication . Ruivo, P.Na sua maioria, os estudos tradicionais diferenciam os territórios considerando exclusivamente as suas características endógenas, sem proceder à análise das expectativas dos seus públicos e, muitas das vezes, sem levar em conta possíveis interacções com outros territórios, confrontando-se as suas forças com um processo de mera oferta dos recursos territoriais. Defende-se, nesta comunicação, a necessidade de criar uma visão integrada que permita o incremento da atractividade das ofertas territoriais, maximize a satisfação dos públicos-alvo e contribua para a construção e consolidação do posicionamento desejado,numa óptica de marketing territorial.Não obstante, o desenvolvimento local só será efectivo com a participação de todos os agentes de forma a criar e a viabilizar um produto aumentado, que sistematize e integre as potencialidades e debilidades diagnosticadas, que torne exequível a definição de um posicionamento, e que maximize as expectativas dos utilizadores e dinamizadores do território rural.