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  • As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of species
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, Sara
    Este estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, desenhos elaborados por crianças, acompanhados por uma explicação textual desses desenhos e um inquérito simples para possibilitar uma melhor interpretação dessas representações iconográficas. Participaram neste estudo 125 alunos do 1.º CEB, de três turmas do 3.º ano e três turmas do 4.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Santarém e outra do distrito de Coimbra, com idades entre os 8 e 11 anos. Os dados mostram que as respostas dadas ao inquérito, predominantemente evolucionistas, não estão totalmente de acordo com os desenhos realizados pelos alunos, predominantemente criacionistas. Muitos alunos desenharam a origem das diferentes espécies através de um ato divino efetuado por um ser superior ou que este é a causa da evolução (Intelligent Design). No entanto, é de salientar que embora os desenhos indiquem uma forte aproximação a uma explicação não aceite no meio científico (criacionismo), muitas crianças também ilustraram corretamente que as espécies evoluíram de uma forma lenta e gradual, existindo mesmo algumas que desenvolveram essa ideia mostrando a evolução do homem a partir de antropoides. Tendo em consideração os resultados obtidos, sugere-se que a abordagem à origem das espécies ocorra, de um modo simples, desde o 1.º CEB, para as crianças começarem a construir desde cedo um conhecimento científico adequado sobre o evolucionismo. Abstract: This exploratory research study aims to identify the dominant perspectives of primary school students about the origin of species. It was used student’s drawings about the subject to collect data, followed by an exploratory text about the drawing and a short survey to better interpret the drawings. The participants of this study were 125 primary school students of 3rd and 4th grades from schools of Santarém and Coimbra, aged between 8 and 11 years. The data showed that the answers to the survey were predominantly evolutionists. However, those responses were not totally in agreement with the drawings because they were predominantly creationists. Many students drew the origin of species through a divine act of a superior being or that it caused evolution (Intelligent Design). Although the drawings reveal a strong approximation to an explanation that is not accepted in the scientific community, many children also have drawn that the different species had evolved slowly and gradually. Some of them have also drawn the evolution of men from anthropoid. Accordingly to the results obtained, we suggest the teaching of the origin of species since primary school, so that children can develop early an adequate scientific knowledge about evolution.
  • Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo
    Publication . Moreira, Dalila; Almeida, Liliana; Lopes, Mónica; Veiga, Vânia; Cavadas, Bento
    Este estudo exploratório teve como objetivo determinar os conhecimentos dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre o sistema digestivo. Usou-se uma adaptação do método seguido por Dantas (2006). O instrumento de recolha de dados utilizado foi o desenho. Solicitou-se a 69 alunos (37 raparigas e 32 rapazes) do 4.º ano, de quatro escolas do distrito de Santarém, que elaborassem um desenho sobre a constituição do aparelho digestivo humano. Os alunos fizeram os desenhos em sala de aula individualmente e legendaram os órgãos ilustrados. Posteriormente, os orgãos de cada desenho foram classificados em duas categorias: órgãos do tubo digestivo e órgãos anexos. Conclui-se que a maioria dos alunos adquiriram os conhecimentos básicos sobre o sistema digestivo. No entanto, apesar da maioria representar a sequência correta dos órgãos do tubo digestivo, alguns deles não foram ilustrados com a forma ou a posição relativa adequadas, como o caso de ambos os intestinos e, principalmente, do ânus e do reto. Os órgãos anexos, à exceção do fígado, foram menos representados e a sua localização também teve algumas incorreções. Estes resultados, ao mostrarem as lacunas de uma amostra de alunos quanto aos seus conhecimentos sobre a composição do sistema digestivo humano, podem ser relevantes para a prática dos professores do 1.º CEB, na medida em que podem contribuir para aperfeiçoar o ensino desse sistema. (Abstract: This exploratory research aimed to assess the knowledge of primary schools students about the digestive system. We used an adaptation of the method followed by Dantas (2006). The instrument for data collection used was drawings. We asked 69 students (37 girls and 32 boys) at key stage two, from 4 schools of Santarém, to draw the human digestive system. The students have done the drawings individually and titled the organs illustrated. Then, the organs of each drawing were classified in two categories: digestive tract and the digestive accessory organs. We have concluded that the majority of students acquired the basic knowledge about the digestive system. Although the majority have represented the correct sequence of the digestive tract organs, some of them were not illustrated with the right shape or position, such as both intestines and mainly the anus and the rectum. The digestive accessory organs, except the liver, were less represented and their location also had some mistakes. Nevertheless, its location was not always the correct one. These results, by showing the gaps of a sample of students about their knowledge about the composition of the human digestive system, could be relevant to improve the teaching of that system.)
  • O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oral
    Publication . Farinha, Bárbara; Gonçalves, Cristiana; Vasques, Diana; Silva, Ema; Costa, Vanessa; Cavadas, Bento
    A higiene oral, como elemento indissociável da saúde oral, deve ser ensinada desde cedo às crianças. No entanto, o que sabem de facto as crianças do jardim-de-infância (JI) sobre o que faz bem e mal aos dentes? Com o objetivo de esclarecer essa questão, esta investigação procurou identificar os conhecimentos das crianças do jardim-de-infância sobre o que beneficia e o que prejudica a saúde oral. Esta investigação exploratória assume um caráter misto, pois engloba tanto uma vertente qualitativa como uma quantitativa. É de caráter qualitativo porque se insere em 4 das 5 categorias desse tipo de investigações identificadas por Bogdan & Biklen (1994), ou seja, ter-se mantido contacto direto com o público alvo (crianças), a recolha de dados ter sido realizada através de desenhos, o facto de não se conseguir prever o resultado final e, por fim, ter como objetivo principal perceber o ponto de vista das crianças sobre a temática em estudo. Esta investigação também apresenta uma vertente quantitativa porque os dados foram organizados em termos de frequência relativa. Utilizou-se como método de recolha de dados uma variação da técnica draw, write and tell, considerada por vários investigadores (Angell & Angell, 2013; Angell, Alexander & Hunt, 2015) como adequada para recolher através de desenhos e/ou texto as ideias das crianças sobre um determinado assunto, acrescentando ainda a vantagem de apresentarem oralmente a sua interpretação do que desenharam e/ou escreveram. R. S. Ferreira (2012) afirma que este é um método muito utilizado em crianças, porque permite expressar os seus gostos e hábitos, trazendo mais informação do que apenas aquilo que observam, e, além disso, facilita os seus relatos orais. A este respeito, Barbosa-Lima e Carvalho (2008) referem que as crianças não desenham só o que veem mas também o que sabem a respeito do tema em questão, ou seja, representam os seus pensamentos e conhecimentos. Este estudo teve como participantes 61 crianças do jardim-de-infância, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, dos quais 30 eram do género masculino e 31 do género Cada investigador categorizou individualmente os desenhos. As codificações realizadas por cada investigador, posteriormente, foram comparadas até se chegar a um consenso. Os resultados foram apresentados sob a forma de gráficos. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a maioria dos alunos possui conhecimentos relevantes sobre a saúde oral, principalmente no que diz respeito à distinção entre alimentos saudáveis e prejudiciais à saúde dos dentes. Tal como no estudo de R. S. Ferreira (2012), a presente investigação mostra que as crianças do JI têm a perceção que alimentos sólidos como legumes e fruta contribuem para uma boa saúde oral e que, pelo contrário, alimentos açucarados prejudicam-na. Porém, não relacionaram as bebidas açucaradas como prejudiciais à saúde dos dentes.
  • Conceções dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre o lobo ibérico
    Publication . Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Cavadas, Bento
    O lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnosticou as conceções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espécie, os quais foram posteriormente classificados em 10 categorias de codificação. De forma geral, os resultados mostraram que os alunos possuem uma visão favorável sobre o lobo e alguns conhecimentos sobre as suas características e habitat. Concluiu-se que representaram frequentemente o lobo no seu contexto ecológico, a uivar e/ou ao luar e personificações dessa espécie e do seu contexto. Por outro lado, também se apurou que algumas crianças manifestaram conceções deturpadas e estereotipadas sobre a espécie lupina porque representaram-na como feroz, agressiva e que deve ser caçada ou presa em cativeiro. Estas conceções erradas podem servir de base para os docentes despertarem nos alunos a consciência da importância do verdadeiro papel do lobo no equilíbrio dos ecossistemas da Península Ibérica. (Abstract: The Iberian wolf (Canis lupus signatus) is a top predator whose ecological function is often misunderstood. Historically it raised many hates and, more recently, concerns with its feasibility as a species. This research determines the conceptions about the Iberian wolf of 1st and 2nd grade students of public elementary schools. For that matter, 164 drawings about that species were analyzed and posteriorly classified in 10 categories. Generally, the results show that the students have a positive vision of the wolf and some knowledge about its features and habitat. It was concluded that they often represented the wolf in its ecological context, howling and/or by moonlight, and also personifications of that species and its context. On the other hand, it was also found that a few students have manifested distorted and stereotyped conceptions regarding the wolf, as they represented it as a fierce and aggressive species that should be hunted or locked up in captivity. These misconceptions can serve as a base for the teachers to aware the students of the importance of the wolf’s real role on the balance of the Iberian Peninsula’s ecosystems.)