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- Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023)Publication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, DinaNuma sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido, constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de ensino e aprendizagem digital avançado que aponte à transformação digital do IPSantarém, à luz da exploração das potencialidades das tecnologias digitais inteligentes. Este ecossistema de ensino e aprendizagem digital não se constituiu apenas como uma modalidade alternativa de ensino. Representa também uma resposta a um ensino mais inclusivo permitindo o acesso ao ensino superior a mais estudantes, incluindo aqueles que, por alguma razão, possam não ter possibilidades frequentar o ensino presencial. Por outro lado, a maior diversidade, e flexibilidade, das metodologias de ensino a distância estimula a personalização dos percursos educativos e a adequação aos ritmos de aprendizagem e condicionantes de cada estudante, essenciais para garantir a adesão dos públicos mais adultos a um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. O modelo pedagógico para o ensino a distância foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do eixo EaD do projeto SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém, assente no mais atual conhecimento técnico, científico e pedagógico, implicando, desta forma, uma política integrada de formação e capacitação docente para a educação digital. Este processo de transformação digital no ensino será, sem dúvida, um grande desafio para toda a comunidade académica do IPSantarém. No entanto, acredito que com toda a dedicação, vocação e paixão do nosso corpo docente, juntamente com o comprometimento dos nossos estudantes e de toda a comunidade académica, todos os desafios serão superados. Agradeço ao grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento deste modelo, por toda a persistência e pelo importante contributo que dão para o IPSantarém, assim como a todos os quantos contribuíram para a sua melhoria através dos seus contributos e reflexões que fizeram chegar durante o processo de consulta aos orgânicos das escolas superiores do IPSantarém. Considerando que se trata de um processo integrado, envolvente e dinâmico, com fortes implicações no desenvolvimento e aprofundamento da excelência que se pretende para o IPSantarém, convido todos os membros da nossa comunidade académica a juntarem-se a esta iniciativa, contribuindo para moldar o futuro do nosso Instituto e garantindo que o IPSantarém continue a ser uma referência de inovação, inclusão e excelência no ensino superior.
- Do ensino presencial ao ensino a distância: desenho e conceção do e-Campus do IPSantarémPublication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Messias, InêsNeste poster, iremos apresentar o e-Campus do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém). Este campus virtual surge da necessidade sentida na Instituição de Ensino Superior (IES) de ministrar cursos a distância, de forma a poder inovar e diversificar a sua oferta formativa, chegando assim a públicos diferenciados.
- Dataficação e Inovação Pedagógica: o (ainda) breve percurso da UEDIPP do IPSantarémPublication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Messias, Inês; Lopes, Rui; Cavalheiro, TeresaNesta comunicação, em formato poster, traremos uma visão alargada relativamente à oferta de programas de inovação pedagógica institucionais com vista à capacitação do corpo docente interno, com recurso a redes e parcerias nacionais e internacionais, promovida pela UEDIPP.
- From face-to-face to online learning: designing a pedagogical model for an higher education contextPublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, Dina; Oliveira, Nuno RicardoNowadays, online and virtual platforms play a key role in contemporary society. Digital technology has become ubiquitous and indispensable to our daily routines, whereas the educational field is not an exception. Higher Education Institutions (HEI), due to the transition to emergency remote learning during CoViD-19 pandemia, had to change the way programmes were delivered. At this moment, this fact has triggered on the part of HEIs, decision-makers and the educational community in general, the need to invest in the development and redesign of Pedagogical Models, as a social responsibility of the institution, besides the legal compliance with the accreditation agencies, of courses and institutions that promote distance learning. Online learning became a methodology that was acquired and that, in some situations, prevailed on time. However, delivering online learning has its own specificities and requires certain pedagogical adaptations, to which, sometimes faculty is not aware of. According to Decree-Law 133/2019, which approves the legal system of higher education provided at a distance, certain criteria are required to be reflected in the HEIs' official documents on this teaching-learning modality. Therefore, the design and conception of a pedagogical model for online learning and distance education is crucial, since HEIs have the responsibility, regardless of the contexts, to provide quality and inclusive education. Many online programmes are available for training but HEI have a significant role in providing a formal and certified training, founded on criteria of quality, flexibility and effectiveness and based on virtual learning platforms, grounded on adapted and personalised pedagogical models. This paper aims to present the distance learning pedagogical model of a HEI which is being developed for a quality distance learning offer. An extensive literature review was carried out, which allowed to know different pedagogical models applied in diverse contexts. A comparison of the different models was made, according to a set of defined criteria that emerged from the needs diagnosed in the HEI. This resulted in a proposal for a pedagogical model, based on the following principles: quality and learning experience; ethics and academic integrity; digital inclusion and accessibility; open science and environmental sustainability; flexibility; and interaction. The model will be validated by eLearning and pedagogical experts before it can be implemented as a model in the HEI.
- Online Distance Learning - The Concept of a Pedagogical Model for HEIPublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, DinaThis paper presents the pedagogical model designed to support distance learning programmes in a Portuguese higher education institution (HEI). The model is based on models implemented in other national and international higher education institutions, in the scientific literature and in official reports. It focuses on aspects related to teacher and student training, course design, communication and interaction, assessment, support and access to information. The model aims to contribute to the development of high quality, coherent and diversified distance learning provision, capable of reaching different audiences, thus filling a long-recognised gap in higher education. It will also respond to the guidelines issued by the National Agency A3ES regarding non-face-to-face teaching. The model has been overseen by a panel of distance learning experts, validated by the HEI's scientific and pedagogical bodies and is currently being implemented.
- eLearning e Ciência Aberta - caminhos para a sustentabilidadePublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, Dina; Oliveira, Nuno RicardoNeste artigo refletimos sobre o impacto da Ciência Aberta e do Acesso Aberto no eLearning. Abordamos algumas medidas nacionais e internacionais e iniciativas institucionais com vista a implementação da Ciência Aberta, contextualizando e particularizando o caso de uma IES em Portugal.