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- Estratégias empresariais para os mármores do Alentejo:contributo para o desenvolvimento competitivo do sectorPublication . Vivas, C.; Sousa, AntónioA competição no mercado internacional do sector dos mármores intensificou-se nos últimos anos, em resultado da queda de barreiras alfandegárias e integração económica na União Europeia. Para fazer face à concorrência, as empresas do sector sentiram necessidade de aumentar a sua dimensão crítica, integrar verticalmente e adoptar novas tecnologias, de modo a acrescentar valor aos produtos finais. Na região Alentejo, encontram-se as mais importantes jazidas portuguesas de mármore, localizadas no anticlinório de Estremoztriângulo “Estremoz, Borba, Vila Viçosa”). Contudo, as empresas desta região apresentam reduzidas dimensões, dedicam-se maioritariamente à extracção e denotam dificuldades em acrescentar valor aos produtos finais, comprometendo o seu dinamismo e competitividade num mercado global. O objectivo desta reflexão consiste em diagnosticar as estruturas e estratégias empresariais existentes e que estão na base da competitividade natural, assim como identificar as alterações a implementar para melhorar a competitividade destas empresas.
- Análise do comportamento do consumidor de queijos certificados AlentejanosPublication . Vivas, C.; Coelho, Maria Dulce; Esteves, MartaO presente trabalho pretende, antes de mais, avaliar o conhecimento e valorização dos compradores e consumidores de queijos certificados da Região do Alentejo. Por outro lado, procura-se averiguar as diferenças ao nível da compra e consumo de queijos certificados alentejanos quanto a diversas variáveis sóciodemográficas. O terceiro objectivo passa por determinar os principais factores de influência na decisão de compra e consumo de queijos certificados do Alentejo. Para tal, recorreu-se a informação secundária e informação primária, esta última recolhida através de questionários com administração directa e pessoal. A metodologia utilizada inclui métodos de estatística univariada, bivariada e multivariada. No âmbito da análise multivariada, foram aplicadas a Análise em Componentes Principais (ACP), a Análise de Clusters (AC) e a Análise Discriminante (AD). Perante os resultados obtidos, apresenta-se algumas sugestões face aos produtos em análise. - El actual trabajo se propone, antes más, evaluar el conocimiento y la valuación de los compradores y de los consumidores de los quesos certificados de la Región del Alentejo. Por otra parte, se mira para investigar las diferencias al nivel de la compra y de la consumición de quesos certificados de Alentejo cuánto las variables socio-demográficas diversas. El tercer objetivo pasa para determinar los factores principales de la influencia en la decisión de la compra y la consumición de los quesos certificados del Alentejo. Para tal, uno abrogó la información secundaria y la información primaria, esta última recogió a través de los cuestionarios con administración directa y personal. La metodología usada incluye métodos de estadística uní variada, bivariada y multivariada. En el alcance del análisis multivariada, había sido aplicado el Análisis en los Componentes Principales (ACP), el Análisis de Clusters (AC) e el Análisis Discriminante (AD). Ante los resultados conseguidos, uno presenta algunas sugerencias a los productos en análisis.
- A relação entre o perfil motivacional e os comportamentos de cidadania organizacional:um estudo empíricoPublication . Leal, Susana; Bernardino, Vera; Faria, Jorge; Vivas, C.O principal objectivo deste trabalho é estudar se o perfil motivacional dos trabalhadores influencia os comportamentos de cidadania (CCO) que manifestam. O perfil motivacional foi avaliado recorrendo-se à tipologia de McClelland (1961), com escalas desenvolvidas por Rego (1993, 1995, 1998, 2000c; Rego e Carvalho, 2002; Rego e Leite, 2003) – orientação para o sucesso, afiliação e poder. Os comportamentos de cidadania organizacional foram operacionalizados com o instrumento de Rego (2002). Participaram no estudo 122 alunos inscritos no mestrado em gestão e 512 trabalhadores de organizações diversas. Os resultados sugerem que o perfil motivacional explica 25% e 36% da variância única dos CCO dos alunos e trabalhadores, respectivamente. Dos três motivos, o sucesso é que mais influencia os CCO.