Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
525.93 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A competição no mercado internacional do sector dos mármores intensificou-se nos últimos anos, em resultado da queda de barreiras alfandegárias e integração económica na União Europeia. Para fazer face à concorrência, as empresas do sector sentiram necessidade de aumentar a sua dimensão crítica, integrar verticalmente e adoptar novas tecnologias, de modo a acrescentar valor aos produtos finais.
Na região Alentejo, encontram-se as mais importantes jazidas portuguesas de mármore, localizadas no anticlinório de Estremoztriângulo “Estremoz, Borba, Vila Viçosa”). Contudo, as empresas desta região apresentam reduzidas dimensões, dedicam-se maioritariamente à extracção e denotam dificuldades em acrescentar valor aos produtos finais, comprometendo o seu dinamismo e competitividade num mercado global. O objectivo desta reflexão consiste em diagnosticar as estruturas e estratégias empresariais existentes e que estão na base da competitividade natural, assim como identificar as alterações a implementar para melhorar a competitividade destas empresas.
Description
Keywords
Gestão Estratégia Competitividade Rochas ornamentais Mármore Alentejo
Citation
VIVAS, Carla ; SOUSA, António - Estratégias empresariais para os mármores do Alentejo:contributo para o desenvolvimento competitivo do sector. Economia e Sociologia. ISSN 0870-6026. 77 (2004) 103-120
Publisher
Gabinete de Investigação e Acção Social do Instituto Superior Económico e Social de Évora