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- Atividades STEM no 1.º Ciclo – uma experiência na formação inicial de professoresPublication . Correia, Marisa; Clara Martins, Maria; Gonçalves Camacho, António GeorgeFace aos desafios globais do século XXI, tem-se defendido uma abordagem educativa que articule a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM), capaz de fomentar a literacia nestas áreas e de contribuir para o desenvolvimento de competências do século XXI: colaboração; pensamento crítico; criatividade; resolução de problemas; literacia digital. Contudo, vários desafios se colocam aos professores, nomeadamente, a integração dos conteúdos, a inclusão das práticas de engenharia e a utilização das tecnologias digitais sem ser como mero recurso. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, estes desafios são acrescidos. Pretendemos apresentar uma atividade envolvendo conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo, desenvolvida na formação inicial de professores. A atividade de caráter investigativo, assente no Modelo dos 6E, parte de um problema real; envolve a experimentação, a recolha e a interpretação de dados; e inclui a construção de uma bússola e a exploração do Google Maps®. A reflexão que os futuros professores fazem sugere que estes identificam vantagens na articulação entre as áreas STEM, estando conscientes de que o papel do professor é muito mais desafiante.
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- Um estudo sobre educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelEm Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
- As visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso da ResitejoPublication . Santos, Andreia; Morgado, Carolina; Valente, Catarina; Pincho, Daniel; Nunes, Guilherme; Lopes, Isa; Pereira, João Carlos; FerrMaeira, Luana; Marques, Margarida; Pisco, Maria Inês; Gonçalves Camacho, António George; Linhares, ElisabeteO presente trabalho resulta da implementação e análise de uma visita de estu-do realizada à Resitejo – unidades de Triagem, Tratamento Mecânico e Bio-lógico e Aterro, localizada na Carregueira, no âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza. A visita de estudo foi planeada conside-rando os seguintes momentos: pré-visita, visita e pós-visita. Cada grupo de estudante ficou responsável por fazer um levantamento prévio de informações sobre o local, criar um questionário no Google Forms sobre uma das unidades da Resitejo para ser respondido durante a visita através do telemóvel. Esta atividade teve por objetivos: construir conhecimentos sobre o funcionamento das unidades da Resitejo; compreender a importância da valorização de resí-duos e adquirir conhecimentos didáticos para conceber atividades de educação ambiental. Na fase de pré-visita, procedeu-se a uma pesquisa sobre os proces-sos de valorização de resíduos. Cada grupo ficou responsável pela elaboração de um questionário correspondente ao funcionamento de uma das unidades da Resitejo. As respostas dadas pelos participantes da visita (a própria turma) aos questionários permitem verificar conhecimentos ao nível: do tratamento dos RSU, do planeamento, organização e avaliação de uma visita de estudo; da utilização de suportes digitais como recurso para implementar atividades, de competências de divulgação dos resultados da atividade. Os conhecimentos construídos resultaram da pré-visita, durante a qual pesquisaram informações sobre o funcionamento das unidades da Resitejo, e do questionário construído, bem como da fase de visita em que as técnicas do local foram dando explica-ções que permitiram responder aos questionários. Este tipo de atividade é de grande relevância enquanto instrumento de apoio à ação do educador ambien-tal na disseminação de informação e como meio de sensibilização ao público-alvo e à população em geral.
- Circuito ecológico no Campus do IPSantarém – um projeto desenvolvido por Educadores AmbientaisPublication . Linhares, Elisabete; Gonçalves Camacho, António GeorgeNo âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza os estudantes do 3.º ano do curso foram desafiados a criar um circuito ecológico no Campus do IPSantarém. O trabalho desenvolveu-se em torno dos seguintes momentos: a) inventariação e caracterização da biodiversidade florística existente em pontos estratégicos do campus, com interesse ambiental, didático e turístico, e caracterizar estas espécies botânicas (de porte arbóreo e arbustivo); b) elaboração de placas de identificação digitais em Adobe Illustrator com a colaboração do FAbLab da Escola Superior de Educação para, posteriormente, serem colocadas no campus; c) planeamento e conceção de atividades pedagógicas para alunos do 1.º CEB – 4.º ano); d) dinamização do circuito ecológico com uma turma do 4.º ano dividida em dois grupos para participar em atividades de cinco paragens; e e) criação de uma página online com a descrição mais completa das espécies que irá funcionar como página do percurso criado pela turma e como forma de divulgação do projeto. O envolvimento dos estudantes permitiu promover diversas competências e realizar aprendizagens, nomeadamente relacionadas com um melhor conhecimento da paisagem, clima, geomorfologia, aspetos da flora e da fauna da região em que se insere o campus do IPSantarém; com a identificação da biodiversidade botânica do local e as suas principais características; a planificação e implementação de um percurso com atividades práticas com vista a divulgar o potencial do local e promover conhecimentos, atitudes e valores. Para além do valor pedagógico e formativo que este tipo de atividade proporciona nos estudantes em formação e nos participantes, são práticas que visam também contribuir para a promoção dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 15. Contudo, é um projeto exigente em termos de planeamento, apelando à responsabilização e compromisso de todos os envolvidos.