Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.26 MB | Adobe PDF | |||
228.77 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho resulta da implementação e análise de uma visita de estu-do realizada à Resitejo – unidades de Triagem, Tratamento Mecânico e Bio-lógico e Aterro, localizada na Carregueira, no âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza. A visita de estudo foi planeada conside-rando os seguintes momentos: pré-visita, visita e pós-visita. Cada grupo de estudante ficou responsável por fazer um levantamento prévio de informações sobre o local, criar um questionário no Google Forms sobre uma das unidades da Resitejo para ser respondido durante a visita através do telemóvel. Esta atividade teve por objetivos: construir conhecimentos sobre o funcionamento das unidades da Resitejo; compreender a importância da valorização de resí-duos e adquirir conhecimentos didáticos para conceber atividades de educação ambiental. Na fase de pré-visita, procedeu-se a uma pesquisa sobre os proces-sos de valorização de resíduos. Cada grupo ficou responsável pela elaboração de um questionário correspondente ao funcionamento de uma das unidades da Resitejo. As respostas dadas pelos participantes da visita (a própria turma) aos questionários permitem verificar conhecimentos ao nível: do tratamento dos RSU, do planeamento, organização e avaliação de uma visita de estudo; da utilização de suportes digitais como recurso para implementar atividades, de competências de divulgação dos resultados da atividade. Os conhecimentos construídos resultaram da pré-visita, durante a qual pesquisaram informações sobre o funcionamento das unidades da Resitejo, e do questionário construído, bem como da fase de visita em que as técnicas do local foram dando explica-ções que permitiram responder aos questionários. Este tipo de atividade é de grande relevância enquanto instrumento de apoio à ação do educador ambien-tal na disseminação de informação e como meio de sensibilização ao público-alvo e à população em geral.
Description
Keywords
educadores ambientais práticas de educação ambiental Resitejo visita de estudo
Citation
Santos,A., Morgado,C., Valente,C., Pincho,D., Nunes,G., Lopes,I., Peeira,J.C., Ferreira,L., Marques,M., Pisco,M.I., Camacho,G. & Linhares,E. (2022, março,11). As visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso da Resitejo [ poster presentation]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022, Santarém.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém /ESE