Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta
    Este trabalho resulta de uma solicitação da titular Unidade Curricular de Opção Intervenção em Cuidados Continuados II, do 4º ano do Curso de Enfermagem – 1º ciclo, para participar na preparação da mesma, no que se refere aos conteúdos inerentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (adiante designada por RNCCI), interligado com um dos objectivos desta Unidade Curricular: Analisar as competências do enfermeiro nos diferentes contextos da RNCCI. Assim, de acordo com uma perspectiva de articulação teórico prática já iniciada aquando da Opção I no 3º ano, propomo-nos desenvolver uma metodologia de estudo de caso, que entendemos como uma estimulante estratégia de ensino aprendizagem, partindo de um dos contextos já contemplado como contexto de observação dos estudantes - Unidade de Média Duração e Reabilitação do distrito de Santarém, tendo como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados numa unidade de média duração e reabilitação
  • Educação na promoção da prática baseada na evidência
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Os desafios actualmente emergentes no actual sistema de saúde, de forma a responder às reais necessidades dos cidadãos, remetem-nos para um questionamento constante sobre os saberes em uso pelos enfermeiros, e respectivos níveis de desenvolvimento e actualização. Nesta conjuntura, visando o desenvolvimento de uma prática baseada em evidência (PBE) em enfermagem, é fundamental reflectir sobre estratégias e condições essenciais ao seu desenvolvimento, nas quais destacamos as estratégias de aprendizagem conducentes à actualização de saberes, definindo assim como objectivo: compreender os processos de aprendizagem facilitadores da utilização da PBE na prática clínica dos enfermeiros. Desta revisão sistemática da literatura, emerge a identificação da PBE como uma das competências de cuidar necessárias no século XXI, enfatizando-se a sua utilização como principal estratégia para a qualidade dos cuidados.
  • Pratica Baseada na Evidência. Como aprendem os estudantes?
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Esta comunicação surgiu com o objectivo de apresentar segundo a metodologia da revisão sistemática da literatura evidência científica referente à forma como os processos educativos em enfermagem contribuem para a aprendizagem da prática baseada na evidência pelo estudante. O papel do professor num paradigma de Bolonha perspectiva-se como orientador dos processos de pesquisa, aprofundamento e reflexão visando o desenvolvimento global do estudante, na conciliação com os seus processos de construção pessoal, para a mobilização das competências necessárias ao trabalho autónomo e independente no desenvolvimento dos processos de cuidados com as pessoas. Nesta lógica e no que se refere aos processos de aprendizagem do estudante relativos às competências do enfermeiro de cuidados gerais, focalizados na perspectiva de desenvolvimento e actualização nos processos de cuidados, perspectivamos a necessidade de consciencializar o estudante de que o sentido do desenvolvimento de tais aprendizagens se relaciona com ele próprio enquanto futuro profissional e investigador.
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Este trabalho resulta da preparação da Unidade Curricular Intervenção em Cuidados Continuados II - 4º ano do Curso de 1º Ciclo de Enfermagem – 1º ciclo de uma Escola Superior de Saúde, dos conteúdos referentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Acedemos ao terreno para identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas no desenvolvimento do processo de cuidados, para uma aproximação dos conteúdos programáticos aos problemas da prática. Tínhamos como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização sobre práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados, numa unidade de média duração e reabilitação desenvolvendo para tal um estudo de caso. A partir da contextualização macro, exo, meso e microssitémica efectuada, analisamos estes contextos utilizando a observação, entrevista e questionário focalizado na perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença na RNCCI. Evidenciaram-se duas dimensões fulcrais para os processos de desenvolvimento e actualização neste contexto da RNCCI, nomeadamente referentes às interligações na equipa multidisciplinar (integradora das categorias: Adesão, Dignificação da morte, Dor e Gerir o Regime) e às interacções com os prestadores de cuidados (categorias: Prestador de cuidados, Auto Cuidado, Coping e Stress do Prestador). Esta codificação advém da relação das características definidoras dos focos/ categorias em análise e as unidades de registo identificadas pelos enfermeiros. Da análise do corpus emerge ainda uma assunção da relação destas subcategorias com a perspectiva bioecológica, enquadradora deste estudo. A partir dos resultados do estudo de caso desenvolvido neste contexto, constituir-se-á com os estudantes, com base nos processos de aprendizagem já desenvolvidos na unidade curricular de investigação, a necessidade do recurso a uma prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença nesse contexto, tendo em conta as necessidades reais por nós identificadas. No desenvolvimento deste estudo foram tidas em conta questões éticas inerentes à salvaguarda do anonimato do contexto de pesquisa e dos participantes do estudo. Os resultados são exclusivos para este contexto de prestação de cuidados não sendo extrapolados a outros. Consideramos ter contribuído para a concepção do desenvolvimento do percurso formativo dos estudantes no que diz respeito à temática dos Cuidados Continuados, onde se evidencia a necessidade de utilização da PBE. Os resultados do nosso estudo permitirão desenvolver e aprofundar a mobilização do conhecimento em enfermagem, numa perspectiva da didáctica em cuidados continuados, como área emergente no contexto da saúde
  • Família como unidade de intervenção de enfermagem: uma perspetiva de formação
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Spínola, Ana; Gonçalves, Ilda; Barroso, Isabel
    Este poster tem a finalidade de partilhar a forma como desenvolvemos esta temática com os estudantes da formação inicial, procurando sistematizar a orientação teórica e conceptual que lhe subjaz. No desenvolvimento e selecção de conteúdos e estratégias são considerados: a forma como a Escola, enquanto instituição formativa, conceptualiza a formação dos estudantes no contexto nacional e internacional; o estadio de desenvolvimento dos estudantes, o contexto da organização de cuidados de saúde à família e o estádio de desenvolvimento da enfermagem de família em Portugal.