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- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- Gestão da dor – que respostas de enfermagem. Um roteiro para o diagnóstico de situaçãoPublication . Santos, Irene; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Rosa, Marta; Marques, Gina Maria Da SilvaA gestão de sintomas em situação de doença crónica é, atualmente, uma das principais razões para a procura dos cuidados de saúde, constituindo, como resposta, um interesse crescente dos profissionais e instituições de saúde. Salienta-se, neste contexto, a dor, enquanto fenómeno clínico e epidemiológico, dadas as repercussões a nível da perceção individual do estado de saúde-doença bem como as consequências familiares, sociais e económicas. Na sequência duma revisão sistemática da literatura, realizada em 2013, no âmbito do projeto Gestão de sintomas: Dor e autocuidado no âmbito do processo de doença crónica, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS), foi realizado um diagnóstico de situação no sentido de caracterizar os contextos de prestação de cuidados de saúde à pessoa com dor, no concelho de Santarém. Desse diagnóstico damos conta neste artigo, cujos objetivos são apresentar o roteiro metodológico seguido e perspetivar a continuidade do processo de planeamento, na procura de respostas conjuntas para um problema de saúde relevante, quer para o indivíduo quer para a comunidade.
- Família como unidade de intervenção de enfermagem: uma perspetiva de formaçãoPublication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Spínola, Ana; Gonçalves, Ilda; Barroso, IsabelEste poster tem a finalidade de partilhar a forma como desenvolvemos esta temática com os estudantes da formação inicial, procurando sistematizar a orientação teórica e conceptual que lhe subjaz. No desenvolvimento e selecção de conteúdos e estratégias são considerados: a forma como a Escola, enquanto instituição formativa, conceptualiza a formação dos estudantes no contexto nacional e internacional; o estadio de desenvolvimento dos estudantes, o contexto da organização de cuidados de saúde à família e o estádio de desenvolvimento da enfermagem de família em Portugal.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luísa; Barroso, Isabel; Rosa, MartaO artigo baseia-se num relatório de estágio sob a temática " necessidades de educação do cuidador informal de pessoa idosa dependente em contexto domiciliário”. Objetivos: fundamentar a prática de enfermagem comunitária, tendo por base a literatura e dados relevantes para a sua prática, assim como o Modelo de Enfermagem de Betty Neuman; refletir sobre as intervenções de enfermagem realizadas em contexto domiciliário, com o cuidador informal, tendo por base a revisão sistemática da literatura. O estágio realizou-se em Ourém, local onde foi caracterizado o cuidador informal e as suas necessidades de educação. Foram alvo das intervenções 10 cuidadores de pessoas idosas dependentes, inscritos e residentes na área geográfica de abrangência do Centro de Saúde, freguesia de Nossa Senhora da Piedade em que as pessoas idosas dependentes, necessitavam de cuidados de enfermagem no domicílio. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário, que foi aplicado em contexto domiciliário. Os resultados revelaram que os cuidadores tinham um perfil sociodemográfico semelhante ao referido na pesquisa efetuada, com recurso à revisão sistemática da literatura, assim como as suas necessidades de educação. Os temas abordados foram ao encontro das necessidades identificadas. Descreve-se ainda a importância das estratégias utilizadas na educação do cuidador informal, sendo este o sujeito principal da intervenção do enfermeiro.