Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A importância da formação para o desenvolvimento qualitativo das escolas: exemplo de um projeto que está a ser desenvolvido em S. Tomé e Príncipe
    Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel
    Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2013, uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a participar num projeto que visa o apoio à organização do sistema de formação inicial e contínua de docentes (Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico) na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este projeto surge na sequência da colaboração anterior de uma equipa da ESE de Santarém num projeto que visou a reforma do ensino básico e a construção de manuais (da 1ª à 6ª classe) neste país. Nesta comunicação após uma contextualização da realidade educativa de São Tomé e Príncipe, serão apresentados os objetivos e metodologias das várias áreas de intervenção deste projeto.
  • The analytical tools to work gender-equality issues at the pedagogical practices and formative level
    Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta
    We will present a project developed with the support of the Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género» (CIG ) - Committee for Citizenship and Gender Equality which intends to study the way teachers (in the preschool and elementary school) work on gender questions with the children and the difficulties they have and feel in that work. We will also present some results from the data analysis we gathered, directly from the classes, about the children’s gender representations (what is it to be a man, woman, boy and girl); the teachers and children’s "good student" representations and also their implications in the boys’ and girls’ school performances. Based on this work we intend to build resources and analytical tools to improve gender-equality issues in pedagogical practices and in teacher training. In the workshop, we also presented how this material can help teachers’ reflection about their own educative and pedagogical work.
  • A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.
    Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia
    Entre 2010 e 2013 uma equipa da ESE de Santarém integrou o Projeto TODDLER, coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega), e no qual participam instituições do ensino superior de mais 6 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino Unido e Roménia. Com uma duração de 3 anos, este projeto, financiado através de um dos Programas Comenius, foi concebido com base nas recomendações do estudo da Eurydice (2009).3 Apesar do reconhecimento da relevância da qualidade da resposta educativa para as crianças com menos de 3 anos, em muitos países, como em Portugal, esta resposta continua a ser alvo de várias indefinições. Com este Projeto, entre outros aspetos, está prevista a caracterização da realidade dos países intervenientes e a organização de materiais para a formação de profissionais que trabalham com este grupo etário. O trabalho realizado pela equipa da ESE, para além da caracterização da realidade portuguesa, teve como principal finalidade o estudo do envolvimento parental, auscultando as famílias e pesquisando projetos e exemplos de práticas em Portugal e nos vários países parceiros do projeto. Nesta comunicação apresentamos uma síntese dos fundamentos e descrição do trabalho feito e as implicações deste projeto a nível da formação. Destacamos um guião construído no final do Projeto para ser usado tanto a nível da formação inicial como contínua.