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- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIFPublication . Reis, Alcinda; Sousa, Edmundo; Spinola, Ana; Dias, Hélia; Santiago, Maria ConceiçãoExplora-se o desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIF, a partir da proposta de um estudo dedutivo-indutivo.
- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
- Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem com famílias imigrantesPublication . Reis, Alcinda; Spinola, AnaOs cuidados prestados a pessoas/famílias imigrantes representam muitas vezes dificuldades sentidas pelos profissionais na promoção da sua saúde, quer na comunidade quer nas organizações prestadoras de cuidados. O relato desta preocupação pelos enfermeiros, está na base de estratégias pedagógicas adotadas ao nível da formação em Enfermagem. Reflete-se o desenvolvimento de competências culturais nos estudantes da licenciatura, a partir da análise de narrativas de situações reais da prática clínica de enfermeiros, mobilizadas como estímulo. Emergem aprendizagens para os estudantes, associadas à clarificação de valores, costumes, crenças e práticas de saúde de pessoas/família imigrantes mas também dos seus próprios, que identificam como transponíveis para o contexto clínico.