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- Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBPublication . Antunes, Ana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.
- Educação ambiental e ODS: uma abordagem pedagógica para o JI e 1.º CEBPublication . Pereira, Márcia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de compreender as perceções dos profissionais de educação sobre a Edu cação Ambiental e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua prática pedagógica, bem como de analisar como a Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável é implementada nas escolas para promover os ODS e contribuir para a sua concretização, realizou-se um estudo qualitativo. Este estudo en volveu educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), bem como crianças de uma sala de Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano. As narrativas recolhidas permitiram identificar tanto o trabalho desenvolvido como as perceções dos participantes relativamente à prática e à promoção dos ODS. O documento organiza-se em quatro par tes: o enquadramento teórico, onde se contextualiza o estudo à luz da revisão da literatura sobre a temática; a metodologia, com a descrição e fundamentação das opções metodoló gicas e caracterização dos participantes; os resultados, que apresentam os dados recolhi dos através da triangulação dos instrumentos em alinhamento com os objetivos do estudo; e as considerações finais, onde se sintetizam as principais conclusões alcançadas.
- Circuito ecológico no Campus do IPSantarém – um projeto desenvolvido por Educadores AmbientaisPublication . Linhares, Elisabete; Gonçalves Camacho, António GeorgeNo âmbito da Unidade Curricular de Pedagogia da Educação Ambiental da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza os estudantes do 3.º ano do curso foram desafiados a criar um circuito ecológico no Campus do IPSantarém. O trabalho desenvolveu-se em torno dos seguintes momentos: a) inventariação e caracterização da biodiversidade florística existente em pontos estratégicos do campus, com interesse ambiental, didático e turístico, e caracterizar estas espécies botânicas (de porte arbóreo e arbustivo); b) elaboração de placas de identificação digitais em Adobe Illustrator com a colaboração do FAbLab da Escola Superior de Educação para, posteriormente, serem colocadas no campus; c) planeamento e conceção de atividades pedagógicas para alunos do 1.º CEB – 4.º ano); d) dinamização do circuito ecológico com uma turma do 4.º ano dividida em dois grupos para participar em atividades de cinco paragens; e e) criação de uma página online com a descrição mais completa das espécies que irá funcionar como página do percurso criado pela turma e como forma de divulgação do projeto. O envolvimento dos estudantes permitiu promover diversas competências e realizar aprendizagens, nomeadamente relacionadas com um melhor conhecimento da paisagem, clima, geomorfologia, aspetos da flora e da fauna da região em que se insere o campus do IPSantarém; com a identificação da biodiversidade botânica do local e as suas principais características; a planificação e implementação de um percurso com atividades práticas com vista a divulgar o potencial do local e promover conhecimentos, atitudes e valores. Para além do valor pedagógico e formativo que este tipo de atividade proporciona nos estudantes em formação e nos participantes, são práticas que visam também contribuir para a promoção dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 15. Contudo, é um projeto exigente em termos de planeamento, apelando à responsabilização e compromisso de todos os envolvidos.