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Dissertações de Mestrado_ESES

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  • O problema de minimização de um funcional integral do gradiente com condições lineares sobre a fronteira:existência, unicidade e estabilidade das soluções
    Publication . Lopes, Nelson
    Nesta dissertação estudada-se o problema de minimização de um funcional integral do gradiente, com função integranda escalar, no espaço de Sobolev      das   funções de  lineares na fronteira de , sendo    um aberto limitado. Este estudo é feito, em primeiro lugar, na perspectiva da existência e unicidade de mínimo para o funcional. Posteriormente, pretende-se obter selecções, primeiro contínua, depois lipshitziana, em relação ao dado linear (declive) na fronteira de , do conjunto de minimizantes do funcional.
  • Avaliação do potencial impacto do quebra-mar destacado na diversidade faunística associada aos recifes de Sabellaria alveolata (L.) da praia da Aguda
    Publication . Linhares, Elisabete
    Sabellaria alveolata (L.) é um anelídeo poliqueta que constrói recifes de areia onde uma fauna muito diversificada encontra condições adequadas para a sua sobrevivência. Na praia da Aguda, no Norte de Portugal, após a construção de um quebra-mar destacado, a extensão destas colónias reduziu-se drasticamente. Como forma de detectar se esta obra de protecção costeira provocou um impacto significativo a nível da diversidade faunística associada a estes recifes, aplicaram-se dois métodos estatísticos complementares. O método univariado ACI “After-Control-Impact” (resulta de uma modificação do Beyond BACI “Before-After/Control-Impact”), onde se comparam amostragens efectuadas de forma aleatória no espaço e no tempo, entre um potencial local afectado (a praia da Aguda) e três praias controlos (Francelos, Angeiras e Labruge). O método multivariado (MDS - Non-metric Multi-dimensional Scaling; ANOSIM - Analysis of Similarities e SIMPER - Similarity Percentages) também foi utilizado para compreender as semelhanças e diferenças entre os locais em estudo. Os dados provenientes de quatro meses de amostragens desenvolvidas em quatro praias, com seis réplicas em cada praia permitiram identificar diversos taxa associados aos recifes. Estes corresponderam a 14.768 indivíduos em que 5.697 foram Sabellaria. Os organismos encontraram-se distribuídos por 121 espécies e cinco classes, em que 50 espécies foram moluscos (gastrópodes com 31 espécies e bivalves com 19), 41 crustáceos, 25 poliquetas, dois equinodermes e os restantes taxa foram representados por uma espécie. Os resultados evidenciaram que os géneros Arenicola, Neanthes e a família Xanthidae sofreram alterações a curto prazo na sua diversidade, cujas causas podem advir do quebra-mar edificado. A modificação do hidrodinamismo local, é um factor limitativo no desenvolvimento e sobrevivência da S. alveolata, podendo reflectir-se indirectamente nos organismos que alberga nas suas colónias. Apesar de os dados revelarem que o impacto não atingiu muitos dos taxa analisados, os seus efeitos poderão pronunciar-se a longo prazo. O método sugeriu mudanças na comunidade faunística que requerem a nossa atenção. As recomendações que resultam deste estudo incidem numa monitorização destas áreas de importância ecológica, biológica e económica, de modo a permitir um maior rigor, conclusões mais efectivas que possibilitem uma tomada de decisão mais consciente centrada na preservação da natureza.
  • Trajectórias e cenários de inserção profissional de diplomados em Educação Social do Ensino Superior Politécnico: pontes e vazios na relação entre percursos de formação e percursos de inserção profissional
    Publication . Teixeira, Leonor
    No Ensino Superior em geral, e no Politécnico em particular, a discussão sobre o perfil e perspectivas de formação não tem deixado de parte a necessidade de compreender a preocupação com a entrada no mercado de trabalho. Os processos de reconfiguração recente levam ainda mais longe esta exigência de aproximar universos da formação e do emprego. O problema da inserção profissional após a formação inicial académica, questiona inevitavelmente as relações entre formação e emprego, e em particular a importância da formação. Para um estudo exploratório, tomámos como problema os processos de transição entre a formação inicial académica e o emprego de diplomados em Educação Social do Ensino Superior Politécnico, delimitando o nosso objecto: as trajectórias de inserção profissional e os sentidos atribuídos pelos sujeitos, diplomados e empregadores, em particular a avaliação que fazem da adequação da formação académica. Em consonância, propusemo-nos conciliar no plano metodológico uma análise quantitativa dos percursos de inserção no mercado de trabalho dos diplomados, com uma abordagem em profundidade da avaliação sobre esta transição entre formação e trabalho nos contextos empregadores. Para tal analisou-se o caso particular dos diplomados em Educação Social do IPS. A primeira etapa permitiu uma abordagem de variáveis estruturais dos processos de inserção na vida activa dos diplomados. Realizaram-se num segundo momento entrevistas a quatro diplomados e aos respectivos empregadores, numa tentativa de compreender os modos de apropriação da entrada no mercado de trabalho. Constitui finalidade transversal contribuir para o aprofundamento de recursos empíricos e teóricos que permitam apoiar a aproximação entre a formação no Ensino Superior Politécnico e a integração profissional de diplomados.