Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by Subject "1º e 2º ciclos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre o erro ortográfico no 1º e 2º CEB – da identificação às estratégias de intervençãoPublication . Crespo, Andreia Filipa da Costa; Teixeira, Madalena; Mesquita, EliseteO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza, do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e está dividido em três partes. A Parte I apresenta as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, sendo feita uma reflexão sobre os vários momentos experienciados, tanto em contexto do 1º Ciclo, como do 2º Ciclo. A Parte II é relativa à componente investigativa sobre os erros ortográficos de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realizada numa turma do 1.º e noutra do 3.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos definidos para o efeito foram: i) Identificar erros ortográficos dos alunos do 1º e 3º e 5º ano; ii) Analisar os erros ortográficos dos alunos destas turmas; iii) Propor uma auto-correção aos alunos do 5ºano e reflexão sobre a mesma iv) Implementar estratégias de remediação; v) analisar os resultados dessa implementação. Finalmente, nesta parte, apresentamos as considerações finais. Na última parte, a III, encontra-se uma reflexão global acerca de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática de Ensino Supervisionada, durante os 4 semestres que constituem este curso.