Volume 5 - 2009 - nº11
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Browsing Volume 5 - 2009 - nº11 by Subject "Educação Ambiental"
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- Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientaisPublication . Barchi, RodrigoOs conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.
- Dos (auto)relatos às narrativas ficcionais: as (re)existências de uma comunidade interpretativa de professores educadores ambientaisPublication . Cupelli, Rodrigo; Galiazzi, MariaNeste artigo apresentamos alguns sentidos emergentes de uma pesquisa que se deu na interface entre o aprofundamento teórico do conceito de resistência e as experiências profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores ambientais em formação permanente. A metodologia utilizada foi baseada nos discursos de pesquisa narrativa, na qual o objetivo de estudo é a experiência dos participantes e esta é estudada e comunicada também de modo narrativo. Quanto as resistências, a aposta foi de não concebê-las enquanto limite do/no outro, mas como movimentos relacionais de constituição dos sujeitos, movimentos estes intrínsecos aos espaços de (trans)formação. Logo, é a partir das resistências e com elas que se estabelecem diálogos problematizadores, levando em consideração os contextos dos sujeitos e suas histórias. Para comunicar parte do resultado da pesquisa, apresentamos uma narrativa ficcional que explicita, justamente, a positividade das resistências nas relações de poder, fazendo da ficção uma possibilidade de experimentação da realidade. A história resulta de uma interpretação do pesquisador dos sentidos emergentes no contexto da pesquisa. Temos por intenção, com isso, criar uma rede de significados, onde as narrativas produzidas visam uma ação formativa de (re)conhecimento para professores e pesquisadores que pensam e praticam Educação Ambiental. - In this paper we present some emergent senses of a research that if gave in the interface between the theoretical deepening of the concept resistance and the professional experiences gained by a group of four teachers/environmental educators in an in-service program. The methodology was based on the discourses of narrative research, in which the objective of the study is the participants’ experience; it is studied and also communicated through narrative. In relation the resistances the idea not conceive they as if it were a limit concerning the others, but as relational movements – intrinsic to spaces of (trans)formation – that constitute the subjects. Thus, problematizing dialogues are developed from and with resistance, taking into account the subjects’ contexts and stories. To communicate part of the result of the research we present a fictional narrative that expose, in fact, the positivity of the resistance, turning fiction into the possibility of experimenting reality. The stories resulted from the researcher’s interpretation of the emergent senses in the context of the research. We have for intention, with this, to create a net of meanings, where the produced narratives aim at a formative action of (re)knowledge for teacher and researchers who think and practice Environmental Education.
- A educação ambiental e a cidade: um espaço em construção?Publication . Maulin, GilfredoEste artigo é resultado da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Sociologia Política, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e teve o objetivo analisar as representações das professoras da rede municipal de ensino de Curitiba sobre a relação entre educação ambiental e a cidade. Trata-se de mostrar a ligação existente entre o espaço urbano, seus problemas e a forma como a educação ambiental pode contribuir com a melhoria da cidade. Busca-se analisar como as professoras representam a cidade, sendo Curitiba uma metrópole vinculada a uma imagem de “cidade ecológica”. Como metodologia adotou-se o uso de questionários. Foram aplicados 123 questionários, num total de 60 escolas encontradas em diferentes regiões da cidade. Foi observado que as professoras têm uma representação preservacionista/conservacionista sobre o papel da educação ambiental na sociedade, não mudando uma tendência apontada por outros estudos no início dos anos 90. Mas por outro lado, se observou que a existência dessa representação não se reflete na forma como Curitiba é simbolizada, ou seja, as professoras apresentaram uma perspectiva crítica ou acrítica da cidade sem que isso estivesse diretamente ligado com a representação de educação ambiental. Neste caso, encontramos representações sociais que não se complementam como instrumentos na agregação de uma ação política/pedagógica na problematização e no enfrentamento dos problemas socioambientais, desvinculando a educação ambiental de qualquer possibilidade emancipatória. - This article is a result of the master's dissertation presented at the Postgraduate Program of Political Sociology from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It aims to examine the representations of the municipal network of teachers from Curitiba on the relationship between environmental education and the city. It shows the link between the urban space, its problems and how environmental education can contribute to the city development. The present research aims also to study how the teachers represent the city, inasmuch as Curitiba is linked to an image of "ecological city". A total of 123 questionnaires were applied to teachers from 60 schools. It was observed that the teachers have a preservationist/conservationist representation on the role of environmental education in society. But on the other hand, it appears that the existence of such representation is not reflected in the way Curitiba is symbolized: the teachers have a critical and uncritical view of the city without being directly connected with the representation of environmental education. In this case, we found social representations that don’t complement as instruments for a political action and education regarding social problems.
- A educação ambiental e as suas contribuições para a sustentabilidade da região amazônica: um estudo sobre as experiências desenvolvidas na floresta nacional do TapajósPublication . Silva, MarilenaO presente artigo objetiva a construção de análises acerca das contribuições de projetos de educação ambiental realizados no interior da floresta amazônica a partir de políticas de cooperação internacional voltadas a consolidação de um novo paradigma de desenvolvimento baseado no discurso da sustentabilidade regional e global. Neste artigo são apresentadas as discussões referentes a efetivação do Programa de Educação Ambiental desenvolvido junto aos municípios abrangidos pela Floresta Nacional do Tapajós, sua organização inicial e o desenvolvimento das principais ações, apresentam-se também os resultados do trabalho de campo realizado junto aos professores da rede municipal de educação de Belterra, atuantes nas escolas das comunidades da Floresta. - This research presents the results of an Environmental Education Program developed by a International Cooperation Project called PPG-7 into the Amazon rain forest. This program is based on the theory e practical guidelines of sustainable development for local and global population. This paper presents the discussions and analyses about the main environmental education activities and its results to the general community, students and teachers which are involved in the actions of the environmental project developed in Belterra, a little town localized into the National Forest of Tapajos on Amazon region.