Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by Subject "1st basic education cycle"
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- Transições nas primeiras idades : a entrada na escolaPublication . Nogueira, Ana Rita; Cardona, Maria JoãoEste relatório tem como finalidade analisar o trabalho realizado durante os estágios e apresentar um estudo sobre a importância da transição da educação préescolar para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se no impacto que esta tem nas crianças e nas estratégias que devem ser definidas por educadores e professores para lidar com este processo. O tema deste estudo surgiu na sequência dos dois estágios que realizei no âmbito do curso que estou a frequentar e dos diferentes desafios que estes me suscitaram. Nos estágios que realizei fui confrontada com duas realidades diferentes na abordagem que têm perante o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, um com uma vertente mais escolarizada, onde as crianças saem do préescolar com um conjunto de competências já adquiridas, como a leitura, e o outro onde o principal foco acaba por ser a prioridade atribuída do conhecimento do meio e o contacto com a natureza. Ao planificar o trabalho, tendo em conta estas duas perspetivas, foram-me surgindo dúvidas sobre as escolhas para atividades a realizar. Escolhi assim como tema de pesquisa a Transição nas primeiras idades. A entrada para a escola. A transição nas primeiras idades deve ser um processo natural de modo a não se tornar doloroso para as crianças. Nesse sentido há que estabelecer boas práticas que ultrapassem os constrangimentos sendo fundamental que haja “empenho, responsabilidade, abertura de espírito e disponibilidade por parte dos docentes” (Marchão, 2012:38). Os docentes devem encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas que facilitem a continuidade entre a educação préescolar e o 1º ciclo, permitindo “aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes” (Aniceto, 2010). Neste trabalho encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, ainda que seja um tema sempre aberto a várias interpretações. Tentei encontrar quais as melhores estratégias de modo a que, como futura educadora, consiga desenvolver um conjunto de atividades e rotinas que tornem o processo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo numa experiência positiva para as crianças. Parti da revisão da literatura existente e realizei entrevistas a educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo. Mais do que um conjunto de procedimentos ou atividades concluí que a comunicação entre todos os intervenientes do processo educativo é a principal chave para cuidar deste processo de transição.