Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by Subject "1 st cycle of basic education"
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- Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Vanessa Cristina Rodrigues; Piscalho, IsabelO presente Relatório de Estágio reflete o trabalho e o percurso de aprendizagem que foi desenvolvido ao longo de dois anos no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte deste documento é apresentada uma breve análise crítica das aprendizagens adquiridas ao longo da prática de ensino supervisionada, tal como as atividades realizadas no mesmo período. Numa segunda parte, é descrito o exercício investigativo realizado sobre a adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1.º CEB. A realização desta pesquisa partiu das seguintes questões: como é que as crianças são (ou não) preparadas para a entrada num novo contexto educativo e, consequentemente, como estas se adaptam. Averiguámos, também, se existe cooperação entre pais/encarregados de educação e docentes para a preparação da adaptação das crianças ao contexto educativo. Tratouse de um estudo de natureza qualitativa em que os objetivos foram: saber como educadores de infância e professores do 1.º CEB definem adaptação; conhecer a preparação que existe para a adaptação das crianças na educação pré-escolar, no 1.º CEB e no 2.º CEB; conhecer as estratégias utilizadas para a adaptação das crianças; conhecer as experiências vividas pelas crianças no primeiro dia do jardim de infância e no primeiro dia do 1.º CEB; conhecer as perspetivas dos encarregados de educação face à adaptação dos educandos ao contexto educativo. Foram, por isso, realizados: entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância e duas professoras do 1.º CEB; um focus group com oito crianças do 1.º CEB; entrevistas semidiretivas a quatro crianças do jardim de infância; inquéritos por questionário a doze encarregados de educação das crianças de jardim de infância e a dezasseis encarregados de educação das crianças de 1.º CEB. Com esta investigação foi possível compreender que a preparação da criança para o contexto educativo que irá frequentar pela primeira vez é realizada, essencialmente, no ambiente escolar, e poucos são os encarregados de educação que realizam uma preparação para a adaptação do seu educando, num contexto educativo. As estratégias utilizadas para coadjuvar a adaptação das crianças, por parte dos docentes, são normalmente eficazes, destacando como práticas educativas a preparação do ambiente educativo, tal como, a disposição cuidada, para tornar o ambiente educativo acolhedor e adequado ao processo de aprendizagem e a inclusão da família no processo de adaptação.
- Motivação e envolvimento em contexto educativoPublication . Soares, Gonçalo Nunes Dias; Seixas, SóniaO presente relatório final de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), debruça-se sobre a motivação e envolvimento em contexto educativo, encontrando-se dividido em duas partes: a primeira, apresenta a caracterização e percurso realizado nos diversos contextos de estágios e a segunda, descreve o percurso investigativo, onde se pretendeu compreender o papel da motivação no envolvimento das crianças em atividades em sala de aula; identificar as representações dos professores relativamente a estratégias promotoras da motivação e envolvimento das crianças do 1º ciclo; e por fim, caracterizar as conceções das crianças do 1º ciclo acerca das estratégias promotoras da sua motivação e envolvimento. Para tal, desenhou-se um estudo de natureza qualitativa, tendo sido entrevistadas 2 professoras e 35 alunos do 1º CEB, e elaborada uma análise de conteúdo. De um modo geral verificou-se no discurso dos profissionais de educação que estes consideram que os alunos necessitam de ser estimulados, para que se sintam motivados para a aprendizagem. Por outro lado, através das respostas obtidas pelos alunos, é visível o seu gosto pela escola assim como a sua motivação para participar nas aulas.