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- O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Susana Maria Verde; Piscalho, IsabelO presente relatório de estágio surge no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo do mestrado, as aprendizagens adquiridas no decorrer dos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido. Este relatório de estágio está organizado em duas partes: a primeira parte é composta por uma síntese dos diferentes estágios (creche, jardim de infância e 1.º CEB), onde estão descritos os contextos, as experiências vividas e o projeto desenvolvido. A segunda parte contempla o exercício investigativo realizado a partir de questões emergentes dos estágios desenvolvidos. O estudo de natureza qualitativa procurou analisar as estratégias para o apoio no processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.º CEB e os constrangimentos e fatores que influenciam esse processo, tendo como objetivo um entendimento global dos diferentes intervenientes que participam nestes processos de transição escolares. Assim, foram realizadas entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância, a duas professoras do 1.º CEB, a duas docentes do ensino superior politécnico e a três crianças do jardim de infância. Foi ainda realizado um focus group a sete crianças do 1.º CEB. Da triangulação dos dados, salientam-se as seguintes conclusões: a relevância de uma transição pacífica e contínua, que preveja a continuidade educativa; a importância de se conhecer os diferentes contextos educativos a vários níveis.
- Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Vanessa Cristina Rodrigues; Piscalho, IsabelO presente Relatório de Estágio reflete o trabalho e o percurso de aprendizagem que foi desenvolvido ao longo de dois anos no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte deste documento é apresentada uma breve análise crítica das aprendizagens adquiridas ao longo da prática de ensino supervisionada, tal como as atividades realizadas no mesmo período. Numa segunda parte, é descrito o exercício investigativo realizado sobre a adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1.º CEB. A realização desta pesquisa partiu das seguintes questões: como é que as crianças são (ou não) preparadas para a entrada num novo contexto educativo e, consequentemente, como estas se adaptam. Averiguámos, também, se existe cooperação entre pais/encarregados de educação e docentes para a preparação da adaptação das crianças ao contexto educativo. Tratouse de um estudo de natureza qualitativa em que os objetivos foram: saber como educadores de infância e professores do 1.º CEB definem adaptação; conhecer a preparação que existe para a adaptação das crianças na educação pré-escolar, no 1.º CEB e no 2.º CEB; conhecer as estratégias utilizadas para a adaptação das crianças; conhecer as experiências vividas pelas crianças no primeiro dia do jardim de infância e no primeiro dia do 1.º CEB; conhecer as perspetivas dos encarregados de educação face à adaptação dos educandos ao contexto educativo. Foram, por isso, realizados: entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância e duas professoras do 1.º CEB; um focus group com oito crianças do 1.º CEB; entrevistas semidiretivas a quatro crianças do jardim de infância; inquéritos por questionário a doze encarregados de educação das crianças de jardim de infância e a dezasseis encarregados de educação das crianças de 1.º CEB. Com esta investigação foi possível compreender que a preparação da criança para o contexto educativo que irá frequentar pela primeira vez é realizada, essencialmente, no ambiente escolar, e poucos são os encarregados de educação que realizam uma preparação para a adaptação do seu educando, num contexto educativo. As estratégias utilizadas para coadjuvar a adaptação das crianças, por parte dos docentes, são normalmente eficazes, destacando como práticas educativas a preparação do ambiente educativo, tal como, a disposição cuidada, para tornar o ambiente educativo acolhedor e adequado ao processo de aprendizagem e a inclusão da família no processo de adaptação.