Browsing by resource type "conference proceedings"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguaPublication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelO ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.
- XXI ENEC/VII ISSE .Educação em Ciências em Tempos de Mudança: Desafios da Era DigitalPublication . Vários; Correia, Marisa; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Branco, Neusa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Nobre, Silvia; Colaço, Susana; Ribeirinha, TeresaVivemos numa época de constantes transformações, em grande parte impulsionadas pela digitalização. A era digital tem provocado mudanças profundas em várias esferas da sociedade e da economia, alterando, por exemplo, a forma como interagimos, aprendemos, trabalhamos e partilhamos informações. Nesse contexto de transição, a Educação em Ciências desempenha um papel essencial na capacitação dos cidadãos, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o digital proporciona.