Browsing by resource type "conference proceedings"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclosPublication . Correia, Marisa; Baptista, MónicaA Educação STEM tem estado em destaque nos últimos anos por fomentar o desenvolvimento de competências diversas, o interesse por estas áreas desde cedo e no prosseguimento de estudos nestas áreas. Assim, é fundamental criar condições para o envolvimento de futuros educadores e professores do 1.º Ciclo na realização e planificação de atividades STEM que promovam o desenvolvimento do seu Conhecimento de Conteúdo (CK) e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK). Este estudo qualitativo e interpretativo analisou os efeitos de um programa STEM em futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclos sobre a temática do som. Foram utilizados como métodos de recolha de dados: (i) produções dos estudantes; (ii) notas de campo; (iii) teste de conhecimentos; e (iv) uma entrevista de grupo focado. Os resultados evidenciam conceitos erróneos sobre o som e algumas fragilidades no PCK das participantes. Contudo, foi evidente a evolução no CK e no PCK, nomeadamente, a apropriação dos princípios subjacentes à integração STEM.
- Os guiões de educação género e cidadania na prática educativa: receios, dificuldades e dilemasPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Tavares, Teresa-ClaudiaDepois de editados os guiões de educação: «Género e Cidadania na Educação Préescolar » e «Género e Cidadania no 1º Ciclo do Ensino Básico» , numa parceria entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Direção Geral de Educação (DGE), está em desenvolvimento a fase de disseminação dos mesmos (em agrupamentos escolares de diferentes centros de área educativa). (...). Nesta comunicação pretende-se apresentar este projeto e o trabalho de recolha e análise de dados em curso nesta fase de disseminação.
- Número especial do congresso " Investigação, inovação e tecnologia: novos desafios" - resumosPublication . Vários; Sequeira, Pedro; Henriques, MaríliaNúmero especial de publicação dos resumos das comunicações do Congresso da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Tema do Congresso "Investigação, inovação e tecnologia: novos desafios"
- A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguaPublication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelO ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.
- XXI ENEC/VII ISSE .Educação em Ciências em Tempos de Mudança: Desafios da Era DigitalPublication . Vários; Correia, Marisa; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Branco, Neusa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Nobre, Silvia; Colaço, Susana; Ribeirinha, TeresaVivemos numa época de constantes transformações, em grande parte impulsionadas pela digitalização. A era digital tem provocado mudanças profundas em várias esferas da sociedade e da economia, alterando, por exemplo, a forma como interagimos, aprendemos, trabalhamos e partilhamos informações. Nesse contexto de transição, a Educação em Ciências desempenha um papel essencial na capacitação dos cidadãos, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o digital proporciona.