Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os medos em crianças de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Cristiana Alexandra Ribeiro; Tagarro, MartaO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo. Aborda, também, o exercício investigativo acerca de Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico partindo da seguinte pergunta de investigação: Como se caracterizam os medos das crianças, quais os principais temas e que estratégias utilizam os educadores e professores de Jardim de Infância e Primeiro Ciclo? No que respeita à metodologia, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 57 crianças de pré-escolar e primeiro ciclo, 4 educadores, 5 professores e 1 psicólogo. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-diretivas e desenhos comentados. A análise de resultados permitiu indicar que os medos mais frequentes nas crianças são o medo de animais; do escuro; do desconhecido e de situações novas; o medo de falhar e a fobia escolar. No que se refere às conceções sobre os medos, constatou-se que o medo é entendido como um elemento natural do desenvolvimento da criança. Relativamente às características e reações que surgem no medo, foram mencionadas o choro, a frustração, evitamento e inibição. No que respeita à repercussão do medo no desenvolvimento das crianças, destaca-se a dificuldade na socialização, ao nível comportamental e na aprendizagem. Quanto às estratégias utilizadas, destaca-se a validação do medo como algo natural, o incentivo, desmistificação, exposição ao medo e o recurso a desenhos e histórias. O estudo termina com a discussão dos resultados e sugestões de próximos estudos
- A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEBPublication . Vieira, Mónica Patrícia Santos Telo; Linhares, ElisabeteEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se a análise e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas e das aprendizagens adquiridas nos estágios em Creche, Jardim de Infância e no 1.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa, com o objetivo de identificar as perceções de profissionais de educação sobre atividades promotoras de literacia ambiental e de compreender que aprendizagens podem ser promovidas através de atividades interdisciplinares desta natureza. O estudo qualitativo envolveu educadores e professores de 1.º CEB (estudo exploratório), crianças de uma sala do Pré-Escolar e de uma turma do 4.º ano (estudos de caso). Os dados recolhidos através de narrativas permitiram identificar as perceções dos profissionais que destacam a importância das atividades práticas no exterior, a criação de recursos promotores de comportamentos amigos do ambiente, bem como a colaboração da comunidade e da família neste processo. A observação-participante e análise documental evidenciam as competências promovidas relacionadas com o Bem-estar, saúde e ambiente; Sensibilidade estética e artística; Saber científico, técnico e tecnológico; Linguagens e textos; Pensamento crítico e criativo; Relacionamento interpessoal e Consciência do domínio do corpo.
- A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Andreia Sofia Santos; Uva, MartaO presente relatório síntese decorre das práticas de ensino supervisionadas no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Inicia-se com uma análise descritiva do percurso realizado ao longo dos estágios em creche, jardim de infância e 1º CEB. Em seguida, apresenta-se um exercício investigativo de tipo qualitativo, através do qual se pretende perceber qual a perceção que educadores e professores têm sobre a igualdade de participação e oportunidades no jardim de infância e 1º CEB; as metodologias favorecedoras de igualdade e barreiras que o dificultam. Realizaram-se entrevistas, a fim de recolher dados sobre a questão, foram entrevistados seis indivíduos, dois educadores de infância, dois professores de 1º CEB e dois recém-formados na área de educação. Concluiu-se que é difícil desenvolver práticas educativas totalmente favorecedoras de uma igualdade de oportunidades e participação porque há barreiras, tais como a falta de recursos humanos, o elevado número de crianças por sala e a falta de apoio familiar que não permitem aos docentes praticar metodologias favorecedoras da mesma.