Browsing by Issue Date, starting with "2019-01"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- The basic foundations of capoeira’ learning: preliminary evaluation of a formative programPublication . Barros, Nelson; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidCapoeira is a simulated duel supported by the rhythmic of instrumentalists, with traditional musical instruments; evolving a constant synchrony with the other capoeirista. Nowadays, capoeira is passed on by traditional processes, according to the past experience and personal interpretations of the Mestre de capoeira (capoeira master/coach). The purpose of this pilot study was to present a preliminary evaluation of a program for learning the basic techniques, for capoeira teaching agents, respecting the cultural and historical values of capoeira’ identity; applied to 15 first-grade school children (Mage = 8.0 ± 1.2 years old), belonging to a non-governmental organization, with integrative social roles, and to a national sports club, all capoeira beginners; throughout 30 sessions (90 minutes each), over three months. Results revealed that a significant improvement occurred in the quality of execution of all the twelve selected capoeira techniques, with no significant differences between genders and institutional origin, sustaining the potential cultural and social affordances of capoeira. The practice in dupla (dyad), in the fundamental ginga ability, provided synchronization among children, from the first moment, in tune with one of the specificities of this body culture movements, with a proper rhythmic structure (reinforced by music), which are performed in pairs. This program should be tested in an enlarged sample, and in other learning contexts (e.g., schools, clubs), to test its applicability.
- Assessing Need Satisfaction and Frustration in Portuguese Exercise Instructors: scale validity, reliability and invariance between genderPublication . Rodrigues, Filipe; Neiva, Henrique; Marinho, Daniel; Mendes, Pedro Duarte; Teixeira, Diogo; Cid, Luis; Monteiro, DiogoObjective: The aim of the present study was to validate the Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration Scale in Exercise for fitness instructors. Methods: Data from 477 exercise professionals (319 males, 158 females) was collected.Results: CFA supported the adapted and validated six-factor model: [χ2(237) = 1096.796, χ2/df= 4.63; B-S p < .001, CFI = .930, TLI = .918, SRMR= .0366, RMSEA = .079 (CI90% = .069, .089)], assessing satisfaction and frustration of basic psychological needs in Portuguese exercise professionals. Moreover, the analysis revealed acceptable composite reliability, and construct validity of the adapted version. Results revealed nomological validity, as well as invariance between male and female. No differences were found across latent means, and magnitude effects were trivial between gender. Conclusion: These results support the use of the adapted scale in exercise professionals, showing measurement invariance between gender. This scale is able to measure how exercise professionals experience satisfaction and frustration of basic needs when prescribing exercise to individuals in fitness context.
- A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFBPublication . Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia; Delgado, Luísa; Feres, Marcelo MachadoEsta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.
- Turismo social sénior:caracterização do perfil do idoso na região do AlentejoPublication . Moita, Joana Emílio; Leal, Susana; Vivas, CarlaO turismo sénior tem vindo, nas últimas décadas, a ser indicado como um novo paradigma determinante para o bem-estar e felicidade do idoso, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e estado de saúde, física e psicológica. Pelo crescimento exponencial do envelhecimento da população, principalmente nos países desenvolvidos, as Organizações de Economia Social têm como desafio desenvolver respostas alternativas, que se adaptem a um novo perfil do idoso. Este trabalho, enquadrado no projeto VOLTO JÁ, pretende caracterizar o perfil dos idosos institucionalizados em Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Centros de Dia, na região do Alentejo, e verificar a disponibilidade para participar em programas de turismo social sénior. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicados a idosos institucionalizados em oito ERPI e Centros de Dia, na região do Alentejo, Portugal (Alter do Chão, Castelo de Vide, Odemira, Alcáçovas, Grândola, Golegã, Almeirim e Chamusca). Participaram voluntariamente 134 idosos institucionalizados, com idade igual ou superior a 55 anos, sem comprometimento ao nível da função cognitiva. Os resultados incluem o perfil do idoso, os seus desejos futuros relacionados com o turismo social e a sua disponibilidade para participar em programas de turismo social sénior.
- Behavioral Regulation Sport Questionnaire: Gender and Sport Invariance in Portuguese AthletesPublication . Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo; Vitorino, Anabela; Moutão, João; Rodrigues, Filipe; Machado, Sérgio; Cid, LuisThis study aimed to analyze measurement invariance of the Behavioral Regulation Sports Questionnaire (BRSQ) across the gender and four different sports. In addition, we examined nomological validity via basic psychological needs satisfaction. Participants totaled 1,812 Portuguese athletes (1,220 males and 592 females; aged 15–59 years, Mage ¼ 17.72, SD ¼ 5.51) from football (n ¼ 596), basketball (n ¼ 273), swimming (n ¼ 800), and parasport (n ¼ 143). The BRSQ measurement model was invariant across the gender and these four sports. The scale confirmed nomological validity in that satisfaction of the basic psychological needs positively predicted autonomous forms of motivation and negatively predicted more controlled motivation and amotivation as suggested by self-determination theory. In light of this evidence for BRSQ construct validity, composite reliability, nomological validity, and invariance across the gender and four different sports, this scale is a useful tool for the coaches of the aforementioned sports in their efforts to evaluate their athletes’ motivation.
- Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEBPublication . Libânio, Sara Filipa Pinheiro; Linhares, Elisabete“Sentir e crescer” com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1.º CEB O presente relatório de estágio, composto por duas partes, reflete o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão das atividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo teve como principal objetivo compreender as potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O estudo envolveu 49 crianças (do Pré-escolar e do 1º CEB) e 4 educadoras e 4 professores. Os dados obtidos através da observação participante (registo fotográfico, plantas dos espaços exteriores e notas de campo), do inquérito por entrevista, por focus group com as crianças/alunos e análise documental possibilitaram concluir que o espaço exterior apesar das suas potencialidades é ainda um espaço pouco valorizado pelos profissionais.
- Brincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livrePublication . Henriques, Eliana Alves Dias dos Santos; Luís, HelenaApresenta-se um exercício investigativo sobre a prática, concretizada através das observações e experiências que ocorreram durante o percurso de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em contexto de jardim-de-infância. Do ponto de vista metodológico, o trabalho enquadra-se numa abordagem qualitativa, sendo, ainda, baseado na metodologia investigação-ação, onde o principal objetivo é a conceção e desenvolvimento de um projeto curricular sustentado na investigação sobre o brincar livre ao ar livre em jardim-de-infância. Nos dias de hoje, é frequente a prática pedagógica em contextos de educação-de-infância focalizar-se, sobretudo, no que acontece dentro da sala de atividades, ignorando-se as potencialidades do espaço exterior da instituição para o bem-estar e desenvolvimento infantil. Este estudo visa indagar as virtualidades destes espaços para as aprendizagens das crianças, valorizando-se o brincar livre, o contacto com a natureza e as experiências de desafio, como elementos potenciadores de um crescimento saudável, despertando, deste modo, a consciência dos educadores para a necessidade de mudanças na organização dos espaços exteriores, suscetíveis de serem transformados em espaços mais ricos e impulsionadores de brincadeiras diversas e de atividades desafiadoras.