Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de crechePublication . Pimenta, Sofia da Silva; Luís, HelenaO presente relatório de estágio emergiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, é constituído por duas partes distintas: a apresentação dos estágios realizados durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e o trabalho investigativo efetuado. Na Parte dos estágios consta a caraterização e análise do trabalho realizado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, tendo em consideração o percurso desenvolvido e patenteando as principais aprendizagens e intervenções. Na parte final apresenta-se uma reflexão fundamentada, sobre o desenvolvimento profissional realizado, ao longo deste processo. Na pesquisa realizada expõe-se um estudo de caratér qualitativo concentrado na temática do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças em contexto de Creche, com o intuito de perceber a relação que existe entre a organização do contexto educativo e o envolvimento das crianças. Para a concretização deste estudo investigativo recolheram-se dados audiovisuais (vídeos e fotografias), registos escritos (adaptados de Laevers & Portugal e de Carvalho & Portugal) e efectuou-se a observação naturalista participante, de modo a perceber a importância da avaliação das dimensões do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento no contexto de Creche. Os resultados obtidos revelaram que as crianças que participaram no estudo estabeleceram interações de nível alto (quatro e cinco) com os materiais criados para as diversas atividades de iniciativa do adulto, assim como com os materiais que já existiam na sala e faziam parte das atividades de iniciativa das crianças, ou seja, também neste ponto elas evidenciaram interações de nível alto (quatro e cinco). Em suma, a avaliação do Bem - Estar Emocional e do Envolvimento revelou-se bastante relevante para a ação pedagógica desenvolvida pelo/a educador/a.
- A relevância atribuída pelos/as educadores/as de infância às áreas de conteúdo: implicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em contexto de pré-escolarPublication . Dias, Mariana Lobo; Seixas, SóniaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, divide-se em dois grandes capítulos: o primeiro destes é uma reflexão às três práticas pedagógicas realizadas durante o mestrado, apresentando os projetos implementados, algumas das suas atividades e o processo de desenvolvimento pessoal. O segundo capítulo concerne à dimensão investigativa, orientada por duas questões: “Pode-se estabelecer uma relação entre as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para o Pré-Escolar (OCEPE) e as inteligências múltiplas de Howard Gardner?” e “Como são trabalhadas as áreas de conteúdo pelos educadores de infância no pré-escolar?”. No decorrer desta pesquisa foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo-se a inquéritos por questionário aplicados a uma amostra de 107 educadores/as de infância. As principais conclusões da pesquisa indicam que existe uma relação, mesmo que indireta, entre as áreas de conteúdo das OCEPE e a teoria de Gardner. Aproximadamente metade dos educadores de infância atribuem a mesma relevância a todas as áreas de conteúdo, enquanto que os restante mostraram ter prevalência por duas das áreas de conteúdo.
- PROJETO PCPCE - Plataforma de Centralização e Partilha de Conhecimento e ExperiênciasPublication . Duarte, Mário Alexandre Martins; Loureiro, AnaO presente trabalho foi realizado no âmbito do mestrado de Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório aborda diferentes conceitos e tecnologias com o objetivo de delinear as premissas que antecedem o processo de análise relativo à construção de uma plataforma WEB que pretende complementar o processo de ensino. Esta plataforma pretende aproximar alunos, ex-alunos, professores e comunidade local criando uma sinergia da qual se pretende resultar valor acrescentado para todas as partes integrantes.